A Blogagem Coletiva proposta pela Rede Mulher e Mãe é sobre o sono do bebê. Assim como muitas mães eu também sofri com isso.
Desde o primeiro dia de nascimento eu faço rotina, li o livro da Encatadora de Bebês e usei todo o método, li os livros sobre sonos e testei todas as técnicas.
Reizinho sempre dormiu bem mas tive épocas em que não sabia o que era isso.Postei sobre o assunto: aqui. Arthur passou por uma fase que não dormia de jeito nenhum, tentei a técnica de deixar chorando (não façam isso, é horrivel!) -comigo não funcionou! Mudei os moveis do quarto, não funcionou!
Aos 10 meses, fazia cama compartilhada e tinha a maior dificuldade de colocá-lo de volta no quarto dele. Quando chegou do hospital dormiu por 1 mês no carrinho, logo levei pro quarto dele, sem abajour e tudo correu bem. Mas de repente comçamos a levá-lo pra nossa cama porque era mais facil para amamentar. Resultado: aos 10 meses ele só queria dormir na minha cama e a vida conjugal: fail!
Nesta época, ele chorava muito e fazia escandalo se eu o colocava no berço. Foi quando fraturou o cranio. Lá no Hospital, enquanto estava na UTI nós ficavamos juntos 24hs por dia. Isso nos aproximou muito porque eu me dedicava inteiramente a ele. Então, ele passou a dormir sozinho, tranquilo, no quarto dele. Descobri que antes eu tinha pressa e isso o deixava nervoso, por isso não dormia.
Hoje em dia eu repito a rotina todos os dias e tento adaptar onde quer que eu esteja. Quando chegamos em casa o tempo é só nosso, não faço mais nada senão ficar com ele! Isso é muito importante! 5 minutos que voc se deique a brincar com seu filho faz uma diferença enorme! Ao chegar da escola (lá pelas 19h30) ele brinca, em seguida janta e lá pelas 21hs eu diminuo o ritmo, escovo os dentinhos, dou banho, vou para o quarto dele com a luz baixinha e coloco uma música. Ele se acalma e acaba dormindo no meu colo. Coloco-o no berço lá pelas 21h30 e ele vai até o dia seguinte.
Não dou mamada nenhuma às 23hs, nem de madrugada, ele nunca acorda. Depois é que vou fazer as minhas coisas e curtir o maridão.
Se existe receita pra fazer bebê dormir a noite toda eu não sei, acho mesmo que cada bebê é diferente porque ontem na #festanotwitter muitas mães comentaram que tem rotina e mesmo assim não conseguem fazer seus filhos dormirem a noite toda. Então, só quis contar como aconteceu comigo.
Não é porque meu filho fraturou o crânio que começou a dormir a noite toda, pelamordeDeus! Ele sempre dormiu a noite toda, desde os 4 meses. Aos 10 meses ele não aceitava dormir no quarto dele.
Hoje em dia, ainda fazemos a cama compartilhada, não é todo dia, fazemos nos dias frios ou quando estamos muito carentes de dormir com o nosso bebê! Ele aceita numa boa dormir no quarto dele, não temos problemas!
Bom, Tutu é uma criança à parte azamigas dizem que ele não é parâmetro para comparação! hahahaha Será?