Home Facebook Relato de Parto O Blog Na Mídia Loja Selinhos

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Chupeta com gosto de infância

Através de uma amiga (@RanneCassia), fui apresentada a este relato relacionado ao uso da chupeta. Eu estava me sentindo super culpada em relção a isso e confesso que depois de ler este relato tudo ficou mais fácil e mais brando.


Acho que a leitura dele é bem legal pra você que se sente culpada ao dar chupeta para o seu filho, assim como eu me sentia, vale a pena ler!


Chupeta com gosto de infância - Por Denise Fraga
 
Beto Tchernobilsky
Costumo dizer que tenho a melhor profissão do mundo. Meu ofício me permite ir a lugares impossíveis, viajar no tempo, ter comportamentos estapafúrdios, ser mal educada, matar e não ser presa, morrer e levantar alguns segundos depois. Com meu ofício, tenho a graça de poder fazer coisas inimagináveis de serem feitas na minha idade. Há um tempo atrás, precisei fazer um bebê, vejam só. Coisa engraçada me imaginar careca, sem dente e cheia de dobrinhas engatinhando num tapete.

E assim, desse tamanhão. A cena estava um tanto desconcertante, afinal não é tão fácil assim entrar na pele de um bebezinho. Até que me foi oferecida uma chupeta. Achei esquisito, mas na hora em que coloquei a chupeta na boca, foi muito mais fácil virar um bebê. Acho que, assim como andamos de bicicleta pra sempre, uma chupeta na boca nos acalma como no tempo em que, com ela, caíamos nos braços de Morfeu. Aquela mera chupetinha me fez voltar para algum lugar extremamente confortável. Vale experimentar. Vá agora mesmo à farmácia mais próxima, se seus pequenos já cresceram. Se não, pegue uma emprestada, tranque-se no quarto, encolha-se na cama e veja que gostosura. Agora, se você é uma mãe que resistiu bravamente e nunca deu chupeta para seu pequeno chorão, apesar de morrer de medo dele apelar pro próprio dedo, mesmo ouvindo o 'chupeta a gente tira, o dedo não' da sua sogra, não vai saber muito bem do que estou falando.

Eu dei chupeta. Como toda mãe moderna, informada e metida a psicopedagoga, tentei não dar. Mas dei. E até hoje me lembro da doce sensação do meu pequeno se aconchegando em meu colo depois de abocanha-la para dormir.

Hoje, eles têm 10 e 8 anos e o pavor que eu tive de estar errando na hora em que resolvemos dar a chupeta àquele bebezinho se contorcendo de cólicas não significa mais nada. Naquele dia, me senti fracassada por apelar para aquele absurdo artifício, quase uma covardia, oferecia-lhe um vício, entortaria seus dentinhos, seria difícil tirar. Tudo bobagem. As velhas chupetas de Nino e Pedro jazem agora esquecidas no fundo do armário na caixa de pertences do Papai Noel. Entregaram juntos ao bom velhinho. Uma considerável desvantagem para o pequeno Pedro, um ano e meio mais novo. No dia seguinte à noite de Natal, ele acordou às sete da manhã e pediu a 'peta' para continuar a soneca. 'A gente deu ontem pro Papai Noel, lembra, Pedro?' Duas horas depois, desesperada de sono e com os ouvidos exaustos, entreguei os pontos e resolvemos procurar alguma chupetinha que, quem sabe, a mamãe poderia ter 'esquecido' no fundo de alguma gaveta. Deleitou-se por mais um tempo o pequeno Pedro. E eu ainda nem tinha provado a delícia. Se tivesse, talvez deixasse ainda mais.

Hoje nenhum deles chupa chupeta. Nem eu. É bom que se explique. Apesar da minha experiência, sei que não fica bem. Se bem que, às vezes, na sala de espera do aeroporto, observo o vai-e-vem de executivos estressados, um celular na orelha, outro na mão, laptop no colo e penso que se grande parte da humanidade ao menos dormisse de chupeta, a vida talvez lhes corresse mais leve. As farmácias venderiam menos soníferos e os ortodontistas enriqueceriam ainda mais. Doce delícia.

Priscila Prade

Denise Fraga é atriz, apresenta quadros no Fantástico, casada com o diretor Luiz Villaça e mãe de Nino, 10 anos, e Pedro, 8
E-mail: dfraga.colunista@edglobo.com.br




FASES DA CRIANÇA SEGUNDO FREUD:


Comentários
10 Comentários

10 Comentários:

Jacke disse...

Ai Keka.. que texto maravilhoso..
A minha Clarinha não pegou chupeta de jeito nenhum.. com o Pedro foi amor a primeira vista... Tive um pouco de dificuldade de tirar...
Com o Lucas eu não quis dar, justamente já pensando lá na frente na hora de tirar... foi ai que minha pediatra olhou para mim e disse, Jacke, pq vc não dá chupeta para esse menino? Olha a necessidade de sugar que ele tem... Sai do consultorio e comprei um chupeta super bonita para ele...rs
Realmente chupeta acalma... ele acorda a noite e eu dou a chupeta e tudo volta ao normal...
Eu levei o Lucas (aos 3 meses) à uma dentista especialista em crianças e disse que não tem problemas nenhum o uso da chupeta.. (mas não ofereça a de bico redondo, use a ortodontica)....
Não se culpe... eles acalmam e a gente tbem!

bjs

Camila disse...

Eu não sou contra chupeta não! Eu li muito sobre isso e realmente a criança tem muita necessidade de sucção e a chupeta cumpre esse papel! Minha dentista mesmo falou que não tem problema nenhum, desde que o uso seja moderado! Se a Olívia precisar, ela vai usar sim ;)

Tata Cardoso disse...

Oi adorei seu post.
A gente fica perdida com tanta informação né!
Eu tenho 3 filhos e dei chupeta pros 3.
Um deles largou sozinho com 8 meses, os outros fui eu quem tirei.
Beijokas

jacqueline disse...

amei o post amiga...
o texto é muito bom!!
tmb me sentia (sinto) culpada por dar chupeta a ele.mas quando não dou ele não dorme de jeito nenhum, chora muito ate pegar no sono, com a chupeta é instantaneo!!!
é só saber dosar né amiga
bjs

Juliana disse...

Então , como professora eu sempre axei que a chupeta é bem util sim ...
Se soubermos tirar no momento certo ...
Pense hoje acalma as colicas, mas tarde servira de consolo no primeiro dia de aula na escolinha (isso se ele for pra escola antes dos 2 aninhos neh srssr), mas enfim naum se sinta culpada naum ...
A Júlia chupa a pepeta desde a materidade, confesso q ela num gosta muito naum , mas tem horas que chupa com gosto srsrssr
bjocas ....
P:S o Arthur está cada dia mais lindo ....

Leandra Figueiredo disse...

hahahaha... Kekinha, só vc!!!
Não pensei q fosse colocar no blog... kkkk
Olha, só p corrigir... meu marido é psicólogo e pedagogo... se fosse psiquiatra, seria mais doidinho do q já é... kkkkk (nada contra)
Bom, como comentei com vc, relaxa q a chupeta faz parte do desenvolvimento da cç... o Gu só quis, até 1 ano e 11 meses... depois, de um dia p o outro, qdo eu colocava na boca dele, não queria de jeito nenhum.
Mas lembre-se mesmo de sempre usar as de bico ortodôntico... mesmo qdo vc for dar a mamadeira. Eu sempre comprei as chupetas da Nuck e p a mamadeira, o Gutinho gostou mais dos bicos da Kuka.
Mudando de assunto, sei q estou em débito com vcs... mas prometo q na semana q vem vou dar um jeito de ir aí... hehehe, bjs

Patty Silveira disse...

Keka,

Adooooorei esse post sabe pq? Pq eu sempre pensei que chupeta fosse realmente um vicio oferecido pelos pais ao bebe, algo que soh servia para entortar os dentes, ou algo que as maes ofereciam para ter sossego.............mudei minha visao sobre chupetas!! Ainda bem que li esse post antes de ter filhos, pq com certeza, nao terei, como vc teve, remorso em dar chupeta ao meu bebe (que nao tenho ainda......buaa.....kkk), vou dar sem doh!!
Agora, o Arthur de chupeta fica muuuuuuuuuito fofo, da vontade de apertar!! kkk
beijos amiga

Renata disse...

Que lindo texto!
Penso exatamente dessa forma, tudo que eu puder fazer pela minha pequena para ela se acalmar quando estiver com dores ou com dificuldades para dormir eu farei. Já tive a prova que com a chupeta ela fica calma em alguns momentos: cólica, fome (enquanto eu tiro o leite com a bombinha) e quando luta contra o sono e chora. Depois que dorme, come e a cólica passa ela cospe a chupeta, então serve só pra se acalmar mesmo. Não me sinto nenhum monstro por isso.
Não se sinta também, vc agiu com seu instinto e fez o que era melhor com certeza para o seu pequeno. Vc é uma ótima mãe e não encana com esse detalhe.
Bjus querida e parabéns pelo post mais uma vez.

Michelle disse...

Oi Keka!

Eu tbm não sou contra a chupeta, pra falar a verdade nunca tive muita pira nesse assunto. Acho que o bebê precisa ter algo pra sugar, se não seu peito acaba virando chupeta!

Não comentei no outro post, mas sinto muito pela sua avó. Ontem fomos visitar meus avós porque eles não estão nada bem tbm. Imagino como vc se sente.

Bjo e parabéns pelo Arthur que tá lindo!!!

Vânia Porto disse...

Que texto fascinante, conseguiu me transportar para as cenas e tb amei já me disvenciliar da culpa, msm antes de engravidar.

bjssssssssssssssss

Postar um comentário

Olá, deixe sempre seu e-mail para que eu possa te responder!