Home Facebook Relato de Parto O Blog Na Mídia Loja Selinhos

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Coisas que ninguém conta sobre a chegada do bebê

- Respeite o seu bebê;
- Descanse enquanto ele dorme;
- Tenha um tempo para você enquanto ele tira uma soneca;
- Tome um banho demorado, faça as unhas, cuide de você, pouco tempo sendo você sem ser mãe pode fazer milagres em sua auto estima, deixe para o papai olhar o bebê nestes momentos.
- Modere as visitas para que seu bebê não fique irritável e superstimulado;
- Tenha paciência e calma;
- Todos os bebês são diferentes, assim como as pessoas adultas, e a forma como eles reagem começam a se manifestar lá pelo 5º dia após o nascimento ou depois. Fique atenta aos sinais e procure entender a linguagem de seu filho, aprenda a ouví-lo;

Fiz o teste do livro azul da Tracy Hogg e descobri que o Arthur é um “Bebê-Anjo” – não concordo de jeito nenhum, embora ele seja facilmente adaptável e previsível eu enfrento alguns momentos em que ele é facilmente irritável ou até um bebê enérgico porque tem momentos em que fica com muita raiva kkk. Vou pedir para o meu marido responder ao teste para compararmos, de repente a forma como vejo é diferente da forma como meu marido o vê ou então eu esteja tão desesperada com os momentos difíceis que não consiga enxergar que há crianças bem mais complicadas e difíceis de lidar do que o meu filho. Depois eu conto pra vocês sobre esta experiência!

Ainda vou falar muito sobre estes assuntos e minhas aventuras como Mãe de primeira viagem, minhas impressões sobre o dia a dia e minhas tentativas, quem sabe algo possa te ajudar. Quem sabe você possa me ajudar? Estamos aqui para trocar experiências!

Volto a falar que estou lendo os livros como meio de orientação, não pretendo defender nenhuma teoria embora me identifique com algumas delas. Não sou defensora de nenhuma receiita milagrosa mas pretendo expressar minhas opiniões em relação às tentativas de aplicação das técnicas que venho colhendo nestes livros. Por favor, peço que respeitem a forma como encontrei de passar por esta fase tão difícil poi
s estou lidando com toda esta novidade sozinha, na verdade, nós três (eu, meu mari
do e o Arthur) estamos aprendendo juntos a viver. Os livros apenas norteiam um caminho mais fácil através da experiência de outras pessoas e, sinceramente, antes de julgar não custa nada tentar né?
Comentários
17 Comentários

17 Comentários:

Thais disse...

o mais importante é que realmente passa! espere o resguardo terminar e tudo parece entrar nos eixos!

Jacke disse...

Calma minha querida.. e depois, depois, depois.. tudo piora.. hahahha BRINCADEIRINHA....
A tendencia é melhorar... mas os 3 primeiros meses normalmente é dose mesmo.. o bebê e a mamãe estão se adaptando com a nova rotina... para ambos tudo é diferente né? Eu falo por experiencia de 3!!!
Daqui 3 meses vc verá que tudo será bem mais fácil!

Camila disse...

Eu adoro a Tracy Hogg! Já li os dois livros dela umas duas vezes e estou relendo o azul pela última vez antes da Olívia chegar! Eu gosto dos fundamentos dela! Gosto quando ela fala que temos que tratar os bebes como pessoas, conversando, observando e etc. Nada de tratar como um objeto que nao entende nada! Adoro essa idéia de respeito que ela passa!
E fica calma, amiga, tudo passa! É um mantra da maternidade!hehe

Leandra Figueiredo disse...

Ai Kekinha... acho q realmente, não adianta o povo ficar vindo aqui dar "dicas e dicas"... cada bebê é único. E só na rotina do dia-a-dia, é q vc vai aprender como lidar com as situações. Acho super bacana vc procurar orientação nos livros. Se isso lhe assegura, continue! Mas olha... use sempre o "instinto maternal"... tem coisas q vc não vai encontrar nos livros e sim em seu coração! E pare de ficar se punindo muié! Se criar filhos fosse fácil e tivesse receitas, o mundo não seria como é. Vivemos em contanste "provas e expiações". A cada dia, vc vai descobrir como lidar com seu anjo... Desabafe sim! Ainda mais assim, pelo blog... vai ser super legal, daqui alguns anos reler cada postagem. Vc vai ver q no começo é difícil, pois é algo "novo"... mas logo logo vai tirar de letra. bj bj, te adoro!!!

Renata disse...

Adorei o post. Quando tive minha primeira filha os 3 primeiros meses realmente me traumatizaram ( por causa das colicas que ela teve). Fiquei anos não querendo outro filho so para nao passar por isso de novo. Agora no segundo filho as coisas nao estao mais faceis mas eu estou mais calma justamente por saber que realmente passa este periodo mais atribulado e tudo fica uma delicia.bjo

Lele disse...

Concordo com vc, os livros servem de orientação mas só o nosso dia-a-dia e o acumulo de experiencia pode dizer o q é melhor para o nosso filho.
Fique tranquila, vc esta se saindo muito bem!

beijo enorme

Tássia disse...

Keka, é muito bom ler sobre essas coisas. Você é uma pessoa muito forte, dá pra sentir daqui. E sabe, quando a gente tenta ser perfeita ai que as coisas pioram, por que ninguém é perfeito, ainda masi quando se tem uma outra pessoa na relação. Os livros são ótimos, mas a prática que ensina na verdade.


Beijos

Cheila disse...

Nossa flor, mas logo,logo isso passa e vcs vão se entender....bjks.

anine disse...

Ahhh, keka, assino embaixo, pena q me falta tempo pra compartilhar, mas tô passando por tudo isso tb. Baby blues foi uma barra e desisti de entender pq meu bb não dorme de 0h Às 7h. Mas vc me confortou, não é só eu!
Mas vamos conseguir!
Beijinhos

Cintia Tavares disse...

Sabe que lendo seu relato me dei conta que tive uma sorte danada com a minha Gabi rssss Nao me lembro de ter que acordar a noite por algum motivo que nao fosse mamar ou trocar......Minha dificuldade foi conseguir um tempo pra mim...porque durante o dia nos ficavamos grudadinhas o tempo todinho.....cansava demais e eu sentia falta da minha vida de antes em que nao tinha hora pra nada e fazia tudo que dava na cabeça...rss
De qualquer maneira...a relaçao mae-filho, certamente, e cheia de fases...essa e so mais uma e vai passar. Com o passar do tempo, Arthur vai interagir mais com voce, as pouquinhos vc vai conhecer cada olhar dele...e ai minha amiga, e a hora que o AMOR transborda...vc vai amando cada dia mais e mais e cada "nova fase" vai ficando menos e menos cansativa ate que chega na fase que eu to hoje..Gabi com quase 04 anos...é minha amiga, companheira, engraçada, inteligente, damos muitas risadas juntas, é bom demais da conta rsss
Tenho certeza que vc vai superar essa fase!!!

bj carinhoso

jacqueline disse...

Amiga entendo tudo o que vc esta passando pois passei por isso tmb!!
No começo é punk mesmo, tinha dias que eu chorava demais, mas o melhor a fazer é isso! Chorar embaixo do chuveiro, colocar pra fora todo sentimento que está incomodando!! Eu fazia isso e me sentia aliviada logo após!!
Eu achava reconfortante ir aos furuns, e ver que as mamães que tmb ganharam seus babys no mesmo mes estavam passando pelos mesmo problemas.
Assim que passou uma semana, eu perguntava todo minuto como minha mãe tinha conseguido?? como ela teve tres filhas? ela engravidou de mim quando minha mana mais velha tinha apenas 11 meses!! Eu me questionava como ela conseguiu, achava ela louca...chorava dizendo que nunca mais ia querer ter filhos!! Precisei de mais ou menos 1 mes e meio para me acostumar a rotina e a falta de noites bem dormidas.
Hoje em dia eu me acostumei tanto, que mesmo que o Bryan durma 5 horas seguidas eu sempre acordo depois de umas 2 horas, e não consigo dormir mais...hehehe.

realmente quando estamos grávidas idealizamos um bebê perfeito! EU pelo menos lia sempre que os bebes dormiam muito, só mamavam e depois dormiam, mas o Bryan era muito diferente!! Ele não dormia depois de mamar, ele teve muitas crises de cólicas, chorava de ficar engasgado...eu sofria junto, mas aprendi que nessas situações precisamos ter calma, para acalmar o bebê!
A primeira crise de cólica dele foi no segundo dia de vida no hospital! Pense numa pessoa a 2 dias sem dormir, só cochilava, porque eu fiquei com ele o tempo inteiro no quarto, ninguem ajudava, acho que isso influenciou muito tmb na produção de leite e no baby blues!! Mas nesse dia, a primeira crise de cólica, eu me desesperei, chorei junto com ele, ficava nervosa fazendo carinho e querendo que ele ficasse calmo. As outras mamães no quarto me ajudaram dizendo que eu deveria ter calma, cantar pra ele. Foi tiro e queda, eu fazia carinho na barriguinha e cantava e ele logo pegou no sono!!
Essas crises de choro do Arthur podem ser cólicas sim, ainda mais se der depois de ter mamado, ter trocado. Só pode ser dor!! O choro de dor, de cólica não passa por nada!! È um chorinho desesperado, é inconfundivel amiga!! Quando ele estiver assim o jeito é acamlmá-lo mesmo (Bryan gostava de ficar com a barriguinha encostada na minha, ou fazendo bicicletinha deitado na cama) faça massagens, bicicletinha, bolsa de água quente tmb ajudam!
Como mãe e futura farmacêutica...rsrs te indico Mylicon (ele resolve o problema de gases em minutos) e tropinal para as crises!
Eu passei a dar direto, não só quando dá crises, e desde os 2 meses bryan não tem mais cólicas!!
O Mylicon dou de 8 em 8 horas e o tropinal de 12 em 12h. Antes eu dava luftal, por indicação do pediatra e não resolvia nada!!!
Confie em seus instintos amiga, tenho certeza que vc tem sido uma ótima mãe!!
Essa fase de adaptação logo logo passa! As vezes eu nem acredito que o Bryan já vai fazer 3 meses, e que não me dá trabalho nenhum, tirando as noites que ele cisma em não dormir...rsrs
Não tem tarefa mais recompensadora que ser mãe, não é mesmo??
Sabe um pensamento que me aliviava nas minhas crises?? : Tem um monte de mulher em situação igualzinha a minha!!! Isso me acalmava pra caramba...rsrsrs
Bjocas pra vocês dois!!

Simone Lima disse...

Olha Keka, tava lendo seu blog e mesmo desesperador vc querer dormir e não poder, eu sei pois já passei por isso, a gente pensa que é só a gente no mundo que tá acordada cuidando do nosso filhote e olha p o marido dormindo como se nada tivesse acontecendo em volta dele(no meu caso), choro porquê tá com colica, porquê ta com fralda suja, porquê tá fome, demora pra arrotar. Aí depois eu me consolava pensando que tem milhares de mães passando a mesma coisa. Logo logo isso vai melhorando, e depois vc pensa é verdade passou logo. Deixa traumas(kkkkk) até hoje 5 anos depois não penso em ter outro filho por me lembrar dessas noites mal dormidas entre outras coisinhas claro. Mas vale a pena demais.
Bjos e muiiiita paciência!!

Vânia Porto disse...

Oiiiiiiiiiiiiiii

Estou amando te ler, talvez e provavelmente pq quero ser mãe kkkkkkkkkk, então td q é relacionado à maternidade estou lendo. E este post, aliás, seus posts, estão maravilhosos, por favor, continue comentando do livro.

Ahhhh, oq é o baby blues que vc comentou que terminou?

bjkssssssssssssss e td é fase. Aproveite as fases boas, ótimas e maravilhosas!

Cindy disse...

Gostei da frase do gato!!! eheheh
Eu sou uma não mamãe convicta. Nunca pensei em maternidade. Mas admiro quem tem a coragem de enfrentar. Sei que não é fácil. Vc está otima! As duvidas são comuns, e os problemas sao muito parecidos e acontecem em todas as casas. Então, acalme-se. Vc está fazendo um ótimo trabalho.
Beijocas

Mitia disse...

Oi amiga, adorei o post!
Sei bem o q tá passando porque passei por isso com a Nara desde a maternidade, ela chorava tipo 15 horas por dia, as vezes mais (pois é, não dormia, nem nós, nem os vizinhos), chegou ao ponto de não recerbermos mais visitas porque ficavam em pânico sem saber o q fazer.
Ela tinha refluxo, muito forte, dormia sentada e chorava dia e noite do refluxo e cólica, qndo acertamos a medicação ela já tinha 3 meses e só com 4 pra 5 começou a dar resultado e ela descansar e parar de chorar. Foi PUNK, muito punk, cansativo demais, eu morava numa cidade e o marido em outra, só nos víamos no final de semana e eu passava a semana por conta da nara sozinha, tinha uma empregada que dormia comigo mas não me ajudava com a Nara...isso foi até o oitavo mês, depois conseguimos achar um apto num meio termo do trabalho pra morarmos juntos de novo.
Foi tão cansativo fisicamente e emocionalmente que naquela época mesmo decidimos que não queríamos mais filhos e que se viesse, seria adotado e maiorzinho, é nossa segunda opção ainda em aberto até hoje, até pq hoje, quase 5 anos depois não posso mais ter filhos...
O que posso te dizer amiga é que vai passar, passa! O duro é q o tempo que leva pra passar, nos enlouquece né?
Fica bem?
Se quiser fofocar, trocar idéia, desabafar, me escreve!!!
beijocas

Patty Silveira disse...

aiii amiga, queria taaaaanto poder te aconselhar!!! Mais como vc sabe, nao tenho filhos ainda, acho que quem vai me aconselhar eh vc...kkkk. Soh sei amiga, que o que eu sempre ouco, esses dias de insonia acabam, normalmente qdo eles completam 3 meses! Tomara que isso aconteca com vc, e faltam apenas 2 meses!!!
Adorei o post!! Adorei a dica do livro!! Adoro vc!!!

beijosssss
http://blogdapattysilveira.blogspot.com/

mari disse...

Te um ponto ai que defini bem, perfeição, a gente sempre coloca expectativas demais nas coisas e nem sempre são do jeito que imaginamos ou nos contam, por isso é bom estar sempre atenta a realidade, com alguns acontece com outros não!!!

Eu tive grandes problemas emocionais relacionados a liberdade de ir e vir! Porque vc realmente se sente preso a uma vida completamente diferente, por mais que existeisse a gravidez a hora que o bebe nasce tudo é bem diferente e mais atarefado...

estes primeiros meses, não são de total prazer mesmo, são de muita felicidade e alegria mas também de muuuuuuuuuuuuuuuuito trabalho duro!

agora que o dimitri esta coimeçabndo a se comunicar melhor eu me sinto mais livre e mais feliz, como vc disse o baby blues não é fácil nao, os sorrisos, os agus, fazem o meu dia, depois que eles começlaram sinto que estamos no caminho certo...


e nos vamos conseguir keka!
nos nascemos para isso... é só uma fase, e esta é só uma frase, porque apesar de ser só uma fase, não é mole não!!!

um beijão, aliás, acabei de ler seu email lindo, vou vte reponder manha tomando um xicara de chocolate quente hehehe
vc é linda mt obrigada
super beijo

Postar um comentário

Olá, deixe sempre seu e-mail para que eu possa te responder!