Home Facebook Relato de Parto O Blog Na Mídia Loja Selinhos

terça-feira, 16 de março de 2010

Comendo direito na Gravidez…

Aprender a comer é algo muito dificil, com 25 semanas e meia de gestação (6 meses e meio) ENGORDEI 9 KG, na verdade a pesagem foi depois do almoço e eu havia comido muita macarronada! 

Imagem 112 
Neste dia abusei completamente do mal senso… comi todos os tipos de massas, enchi de molhos pesados e gordurosos, quase 1Kg de comida. Bebi Coca-Cola no almoço, enfim… tudo eerado! Durante o último mês abusei muito e este foi o erro: 3KG em 1 mês só!
Esta semana resolvi não exceder nas besteiras. Peguei umas dicas ótimas com a Lu Martins e tenho conversado muito com a Mitia Assef sobre este assunto, acho legal compartilhar com vocês.
Algumas dicas valiosas:
… uma boa alimentação, sem restrições especiais, apenas o básico: refrigerantes, doces, frituras...excessos!!!! Tem que beber muita água e líquidos(leite, suco, água de coco) em geral, é isso que dá leite e não cerveja preta e canjica: o álcool passa pro bebê e existem casos de mães alcoólatras que o bebê entrou em coma alcoólico!!!!
Pode de um modo geral cortar frituras, refrigerantes (somente em ocasiões
especiais e não no dia a dia), doces, salgadinhos (de pacote, tipo chips).
O açúcar e o sal em excesso também são prejudiciais, então o que puder diminuir é bom... pricipalmente o sal que pode aumentar os inchaços tão comuns nessa época e também aumentar a pressão, principalmente no final da gravidez, que é muito grave. Cuidado com shoyo, tem muito sal, esse sim se puder ser o light, tem uma redução de mais ou menos 25% do teor de sódio, senão tempere a salada com pouco sal mesmo.
Com relação ao sal, cuidado com alimentos prontos (tipo congelados), sucos em pó e industrializados de caixinha, bolachas recheadas, enlatados em geral.
O ideal é comer de 3 em 3 horas, para evitar essa fome toda...
..sugiro que a última refeição grande seja feita no máximo
3 horas antes de dormir, pra que a digestão seja boa!!
Dê preferência a carne branca e magra, digestão é melhor!!
Pode ser uma boa salada mista de legumes cozidos, mais um lanche com pão integral (ou francês sem miolo) + frios magros(queijo branco, peito de peru, presunto magro, filé de frango, atum em água, ou até mesmo carne moída magra - tipo patinho)
+ suco natural
OU
Salada crua + sopa de legumes com frango ou carne moída.
Pode ainda mais ou menos uma hora antes de dormir tomar um iogurte desnatado (verificar se também tem adoçante!!) ou uma fruta.

Tem várias dicas bem legais e ainda tem este vídeo que ela me indicou, achei super legal e instrutivo, espero que ajude a quem mais precisar também:

Hoje, tirei algumas fotos. A foto da janta foi pra mostrar que estou aprendendo: 1 colher de arroz e 1 de feijão preto, alface, 1 tomate mandioquinha no vapor e couve-flor no vapor, o hamburguer fiz assado no forno, nada de sal usei azeite e vinagre balsâmico na salada, nos legumes nem sal coloquei e ficaram ótimos!
DSC01534
De manha, suco de laranja sem açúcar e pão integral.
Imagem 106
Lanchinho da manhã Maçã. Almoço: 1 panqueca com carne moída, alface, tomate, rúcula e beterraba, para acompanhar suco de melancia sem açúcar. À tarde maçã de novo. Como a janta demorou comi uma banana prata. Mais tarde, devo comer um lanchinho leve (talvez uma frutinha) e um copo de leite.
Não comi chocolate, não exagrei na quantidade nem tomei refrigerante. Mitia Assef e LuMartins vão ficar orgulhosas de mim! Nada de chocolate, biscoito, salgadinhos e besteiras, cortei o refri e diminui a quantidade, antes estava comendo por dois e isso não pode!
Na hora dos lanchinhos dá-lhe barrinha de cereais, dá para substituir o chocolate com ela, matar a necssidade de comer algo doce mas comendo algo que não engorda muito. Afinal, uma gestante só precisa de 300cl a mais do que consome normalmente. Nada de comer por 2!
Imagem 082
As dicas que recebi foram valiosas, fiz feira hoje e comprei várias coisinhas boas, vou começar a cozinhar para deleite do maridão!
Agora é só evitar abusos, comer mais coisas coloridas e saudáveis com  mais valores nutricionais e menos calóricos. Nada de adoçante (odeio mesmo), nem vai fazer falta. E chocolate no máximo 2 vezes por semana, pouco e meio amargo!
Ufa! Vamos ver na próxima pesagem se eu me comportei bem?
Comentários
0 Comentários

0 Comentários:

Postar um comentário

Olá, deixe sempre seu e-mail para que eu possa te responder!