Home Facebook Relato de Parto O Blog Na Mídia Loja Selinhos

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Salto de Desenvolvimento

Seu bebê anda chorando muito? Não está dormindo bem? Querendo só ficar no colo? ATENÇÃO MAMÃE, PODE SER UM SALTO DE DESENVOLVIMENTO!

Veja o que pode estar acontecendo...
O fato é que os bebês não se desenvolvem em um ritmo constante, e sim às vezes dão uma acelerada, outras vezes fica mais devagar etc. Existe um livro holandês que contém toda a cronologia destes saltos. O livro diz que o período que antecede os saltos o bebê de repente se sente perdido no mundo, pois seu sistema perceptivo e cognitivo mudou (segundo os autores, tudo isso pode ser observado neurologicamente), mas ele ainda não se acostumou, então o mundo parece muito estranho... O que acaba acontecendo é que ele quer voltar à base, ao que é conhecido, ou seja, MAMÃE.

Então, nessas fases eles ficam mais carentes, precisando de colo, e com freqüência também comem e dormem pior. E segundo os autores, depois de algumas semanas essa fase difícil passa e tudo volta à normalidade. Acho que deve haver uma certa variação entre bebês, mas a cronologia observada (experimentalmente) pelos autores é a seguinte:

Períodos de Crise:
-> 5 semanas / 1 mês e 1 semana.
-> 8 semanas / 2 meses.
-> 12 semanas / 3 meses.
-> 19 semanas / 4 meses e 2 semanas.
- > 26 semanas / 6 meses e 2 semanas.
-> 30 semanas / 7 meses e 2 semanas.
-> 37 semanas / 9 meses e 1 semana.
-> 46 semanas / 11 meses e 2 semanas.
-> 55 semanas / 13 meses e 3 semanas ( 1 ano, 1 mês e 3 semanas).
-> 64 semanas / 16 meses (1 ano e 4 meses).
-> 75 semanas / 18 meses e 3 semanas. (1 ano, 6 meses e 3 semanas).

Depois de uma crise o bebe ‘de repente’ começa a fazer coisas que não fazia antes, dá um salto de desenvolvimento mesmo, e também fica mais feliz. Então durante as crises precisamo ter um pouco de paciência, mas logo passa...


1. Salto - 1. semana.

2. Salto – 8. semanas (2 meses):
Seu bebê sente, cheira, vê e ouve coisas que säo totalmente novas prá ele. Ele se sente inseguro e quer o colo da mäe. Essa fase pode durar de alguns dias até duas semanas. Ele chora mais, come menos, estranha as pesoas e se agarra mais á mäe. Dorme mal e suga mais o dedo ou a chupeta.

3. Salto – 12. semanas (3 meses):
Novamente tudo è novo: ele quer o colo da mäe!

4. Salto – 19. semanas ( 4 meses e 3 semanas):
Você percebe que seu bebê faz coisas que até hoje näo havia feito. Por volta da 14. até a 17.s emana ele torna-se impaciente, pois ele percebe que as coisas estäo mudando. A partir dessa idade essa fase difícil comeca a demorar mais para passar. Normalmente dura 4 semanas. Pode porém se extender por 1 ou até 6 semanas a mais. Seu bebê chora mais, apresenta mudancas extremas de temperamento e quer mais atencäo. Come e dorme menos. Emite menos ruídos que antes e se movimenta menos. Estranha as pessoas e busca maior contato corporal qdo está sendo amamentado.

5. Salto – 26. semanas (6 meses e 2 semanas):
Já na 23. semana o bebê torna-se mais difícil. Essa fase durará 4 semanas, podendo porém extender-se por até mais 5. Apresenta todas as caracteristicas da fase anterior. Busca porém maior contato corporal durante as brincadeiras.

6. Salto - 37. semanas (9 meses e 1 semana):
Seu bebê fica temperamental, “manhoso” e chora sempre. Seu humor muda rapidamente de alegre para agressivo e vice-versa. Quer ter mais atividades e näo admite näo tê-las! É exageradamente amoroso e tem ataques de raiva. Estranha as pessoas e protesta qdo o contato corporal é interrompido. Come mal, dorme menos, movimenta-se menos e “fala” menos. Às vezes senta-se quieto e sonha acordado. Näo quer que troque sua fralda, chupa sempre o dedo e se consola com seu bichinho de pano.

7. Salto – 46. semanas (11 meses e 2 semanas):
Mesmas características da fase anterior.

8. Salto – 55. semanas (13 meses e 3 semanas ou 1 ano, 1 mês e 3 semanas):
Mesmas caracteristicas da fase anterior.

FONTES:



Cont 5656 22.43 14.09.2010


Ainda segundo os autores, depois de uma crise o bebê de repente começa a fazer coisas que não fazia antes, dá um salto de desenvolvimento mesmo, e também fica mais feliz. Então durante as crises é só ter um pouco de paciência, logo passa...

O segredo é termos PACIÊNCIA, AMOR, CARINHO, COLO, ETC... Pois passa rapidinho!
Resumindo: PICOS DE CRESCIMENTO (que tem a ver com alimentação, aumento de demanda de mamadas do bebê para suprir esse periodo que precisa crescer mais).
SALTO DE DESENVOLVIMENTO (periodo onde o bebê esta desenvolvendo novas habilidades e muda de comportamento para "trabalhar" nessa nova habilidade).Ambos fenomenos podem ocorrer ao mesmo tempo, é só dar uma olhada como a tabela deles se intercalam em alguns periodos.


Tô editando o post para trazer uma dica legal que a Mariana me trouxe pelos comentários. Ela fez um post com uma tabela que calcula quando estes picos de desenvolvimento vão acontecer! Bem legal! Brigada Mari! Lá tem o link para o download do arquivo, corra lá e não esqueça de deixar um recadinho!




Quis falar sobre o assunto pois descobri que esta sim é a primeira vez que passamos por um SALTO DE DESENVOLVIMENTO. Neste post eu falei sobre isso mas não tinha a real sensação do que eu passaria.

Tô deprê faz uns 2 dias porque não entendia pq tanto choro, tanta manha. Ele já tinha aprendido a dormir sozinho, ria o tempo todo, estava um reloginho e nossa rotina estava uma maravilha!

Há 2 dias estou enfrentando uma situação que só enfrentei no Baby Blues e fiquei pensando se ele tinha voltado. Minha tristeza estava no limite, eu ia surtar até que comecei a ler e descobri que não era preciso dar “piti” agora! Eu ia deletar Blog, Orkut, Facebook, Twitter, enfim… Vida Virtual…

Há 2 dias Arthur está  muito manhoso, chora o temo todo, a´té dormindo!Mama em intervalos menores e dorme com dificuldade. Tem horas do dia que consigo fazer com que ele tire uma soneca longa, alguém sabe se é normal´existirem períodos em que parece que o salto acabou e ele recomeça?

Hoje ele ficou manhoso o tempo todo, só assistiu desenho pela manhã e por 20 minutos. Não quis brincar no tapetinho, não quis brincar com o móbile. Ele até acordou sorrindo mas logo começou a manha, não queria dormir, se dormia só fazia isso por períodos muito curtos. Mamou em intervalos de 1h30 a 2hs. Até me perdi nas anotações e desisti de anotar tudo isso! Nestes dias não dá pra fazer isso! Não deu pra fazer rotina alguma neste caso.

Agora, depois de muito choro acabou adormecendo no carrinho (já faz 3hs30 que está dormindo), este foi o período mais longo que ele dormiu hoje. Só me resta saber se o salto de desenvolvimento acabou. Arthur está com 12 semanas e 1 dia de vida, pelos estudos ele está justamente em um momento destes que acabei de descrever no post. Agora é só ter paciência, muito amor e ver o que ele aprendeu neste momento! Crescer não é fácil não mamãe!
Comentários
6 Comentários

6 Comentários:

jacqueline disse...

Ixi, Bryan tá passando por um básico salto das 19 semanas, pois anda muito enjoadinho e as vezes só quer dormir sendo embalado no colo!!!
O Arthur tá grandão amiga!!
Muito lindo, e essa bermuda gentchi, todo estiloso
bjs

Juliana disse...

ai miga esses picos são o óhhhhh ...cansam demais e pareçem nunca mais acabar...o lado bom eh q passam srsrsr e depois ficam so as coisas boas rsrsrs...o Arthus tah cada dia mais fofo.... e de bermuda surfista então fikou um charme ...bjus ....
Fikem com Deus ...

Camila disse...

Amiga, eu passei por um salto de crescimento com a Olívia que durou 2 dias e já foi dose! Imagino como seja o de desenvolvimento! Aguenta firme q logo passa!

Mariana disse...

Olá, passamos pelo mesmo por aqui, e até agora (ele tá com quase 4 meses) ele ainda não dorme direito no berço... Dá uma lida nos meus post depois, tem até uma tabela que vc coloca a data do nascimento do bebê e ela calcula as datas dos próximos saltos. Bjs e tudo de bom!

Dúnia disse...

Guria que post mais ninteressante, já li e vou reler para acompanhar as manhas das bolotinhas rs #amei

Maria Thereza disse...

Acho que a minha pequena entrou no primeiro salto de desenvolvimento desde segunda.
Mama o tempo TODO, cuusta a dormir (não chora muito, mas está sempre resmungando), e está manhooosa, e olha que só tem 17 dias de vida!!!

Ainda bem que passa em até uma semana (normalmente).
O post foi de grande ajuda, porque eu estava começando a desesperar por conta desse "mama e mama - sem dorme".
hehe

Beijo.

Postar um comentário

Olá, deixe sempre seu e-mail para que eu possa te responder!