Home Facebook Relato de Parto O Blog Na Mídia Loja Selinhos

domingo, 5 de setembro de 2010

O choro do bebê

Por Holly Bennett (Today’s Parents magazine)

Você se lembra de ter se sentido hiper-alerta após o parto - mas o jeito como seu bebê chorava durante a noite quebrando sua noite de sono partia seu coração, não importando o quanto você estava cansada? Parcialmente, aqueles eram hormônios de stress, e eles estavam ajudando-a a se tornar ligada e atenciosa ao seu bebê.

(...) Fleming descobriu que o nível de cortisol das mulheres tende a ser elevado no período pós-parto. Não há surpresa nisso, é uma transição de vida desafiadora. Mas ela também descobriu que as mulheres com os maiores níveis do hormônio tendem a ser mais atraídas e atenciosas aos seus bebês, e mais compreensivas com seus choros.

(…) O choro não é piquenique para o bebê também não.(...) É um sistema elegante: o bebê tem uma necessidade e chora. Os pais sentem o problema, cuidam do bebê e o bebê pára de chorar. Os pais se sentem melhor. Ambos aprendem algo bom sobre a relação. Adicione amamentação à equação, e vai funcionar ainda melhor, porque o ato de amamentar libera o hormônio oxitocina, que ajuda a aliviar o stress e relaxa.

Existe um obstáculo, entretanto: bebês, especialmente bem novinhos, não são sempre fáceis de confortar. Isso significa que o estress pode se acumular em níveis não saudáveis em alguns pais, sem sinal de alívio.

Barr tem uma palavra final sobre o lado negro do choro. Quando um bebê que é "dificil de consolar" encontra um pai ou mãe estressado, coisas ruins podem acontecer. "Pais precisam saber que é perigoso chacoalhar um bebê, é receita para um desastre", ele fala. Então se você sente que está perdendo o controle, leve isto a sério, ponha o bebê num lugar seguro, peça a alguém para ajudar se você tiver como, ligue para alguém, faça algo como tomar um banho, uma caminhada, ou chore para desabafar, até restaurar suas forças.

Como falei anteriormente em outros posts: é preciso identificar o que seu bebê quer, o que ele está pedindo. Por favor, não o deixe chorando sozinho no berço. Não o deixe se sentir sozinho. Acalente-o, conforte-o e descubra o que ele quer. Não o deixe se sentir sozinho nem desamparado. Não vá atrás de métodos infalíveis nem de falsos profetas. Siga o seu coração e seus instintos de mãe. Tenho certeza de que eles nunca irão falhar, nunca! Não seja categórica nem tenha medo de mimar seu filho, tenha certeza de que se não ampará-lo os resultados serão muito piores do que pegá-lo no colo e dar-lhe carinho, acredite.

Você não precisa pegá-lo no colo na primeira resmungada, espere-o chorar, aí então ele está se comunicando. procure entender o que ele quer. Vá eliminando as possibilidades. Bebês choram por vários motivos: frio, calor, desconforto, dor, sono, stress, cansaço, fralda suja, fome… ou simplesmente porque precisam de colo.

Respeitando seu filho você está se respeitando e tratando-o da forma como ele deveria ser tratado. Ele não é um animalzinho a ser treinado, nem  precisa saber quem está no comando. Ele só precisa ser atendido, suas necessidades precisam ser atendidas. Bebês não choram para manipular os pais, choram por necessidade, por comunicação. Nem todo choro deve ser interpretado como dor. E nem como manha, recém nascidos não sabem o que é isso!

Mesmo que não seja ahora de amamentá-lo segundo aquele livro que você leu e disse que era para seguir uma rotina de 3 em 3 horas, se ele quiser mamar, amamente-o, siga seu instinto. Bebês não tem relógio nem sabem ver as horas ok? Mas cuidado com o uso errado destes “acessórios” não acostume seu bebê a acalmar-se no peito ou para dormir. Por este motivo é que você deve aprender a identificar o choro e os sinais de seu bebê para não atendê-lo de forma incorreta porque aí sim você estará criando maus hábitos que só vão prejudicar o seu dia a dia posteriormente.

Fácil não? Claro que não! Mas quem disse que seria? Bebês não veem com manual de instruções! nem nós, mamães!
Comentários
16 Comentários

16 Comentários:

Nat disse...

oi keka!
hj é o dia dos posts verdadeiros! kkk Adorei!
bem que podia existir esse tal manual né?! rsrs

Carlinha disse...

Excelente post Keka!!

E a principal dica é sobre tentar identificar o choro do bebê! Hoje consigo identificar bem (o uso de uma rotina também ajuda), só confundo um pouco o choro de fome e sono rsrs.

Beijo!!

Maria Thereza disse...

Bom, esse post parece ter sido feito pra mim! hehehehe
A minha pequena de uma semana chora, chora às vezes e eu me viro pra saber o que é, e quase morro até descobrir!

Normalmente tem sido cólica ou preguiça de mamar! Mas eu nem penso em deixá-la chorando, está sempre no colo, e não ligo, sinto que dando carinho e atenção pra ela, ela ficará melhor!

E realmente não é NADA fácil! Mas a gente aprende e quando nos damos conta, ela estará engatinhando pela casa afora! =)
Beijinhos.

•๋●Mami Keka ●•๋ disse...

hehehe e num é amiga? Affe como tem gente que não tem o que fazer a não ser nos magoar né? A gente gasta todo tempo para vir aos blogs e escrever sobre nossas experiências mas tem sempre uma fulaninha pra meter o pau, acho ridículo isso!

•๋●Mami Keka ●•๋ disse...

Oi amiga, obrigada pela visita! Seu bebê não fica com as páplebras vermelhas? Vejo que o Arthur tem sono quando as pálébras estão vermelhas e como dou de mamar de 2h30 a 3hs eu só olho no relógio p ver se é fome ou se o intervalo é menor é só dobrar seu dedo e colocar na boquinha, se sugar ele está com fome! Pra mim funciona assim hehe

•๋●Mami Keka ●•๋ disse...

Lembro o quanto sofri no começo mas acredite: vai passar. Hoje Arthur está com 2 meses e 3 semanas, só chora pra se comunicar e hoje em dia é tudo muito regrado, a min ha vida gira em torno de 3 em 3 hs mas com bb pequeno, RN não dpa pra saber, entao eu ia nas tentaivas e erro sabe? Via se era fralda suja, fome, calor, frio e etc.. é difícil mas logo você saberá identificar os choros!

Mamãe da Júlia disse...

Keka ...
Adorei seu post.... eu sempre axei que um chorinho naum faz mal a ninguem srsr porém naum consigo deixar a Julia chorando nem por 1 minuto srsrr pq ela eh super trankila se chora eh pq algo a erstá incomodando ...o dificil eh descobrir , porém vou por eliminalção e trem dado certo ....E mudando de assunto o Arthur tah cada dia mais lindo e fofo ....bjocas ....

jacqueline disse...

ótimo post amiga
Me lembrou o inicio quando Bryan chorava sem parar e a mamãe aqui ficava um desespero que só...rsrs
Mas com o tempo agente vai aprendendo a diferenciar cada tipo de choro, e quando vemos estamos expert em decifrá-los...rsrs
Bjos

Patty Silveira disse...

Olhaaa, adoro esse cantinho porque estou sempre aprendendo, qdo tiver meu bebê já vou ter me informado de várias coisa com minha amiga querida Keka!! Adoooro aprender com vc amiga!!! Amoooooooooo esse seu cantinho fofo!!!

beijos

Ana Paula disse...

oi lindona!!!! Vim retribuir seu carinho em minhas ultimas postagens!!! Meu baby é lindo né??? óinnnnnn q fofa!

Sobre seu MAGNIFICO POST... faço sua última frase minhas palavras:

Fácil não? Claro que não! Mas quem disse que seria? Bebês não veem com manual de instruções! nem nós, mamães!

AMEIIIIII O POST. . . . .
SEGUIR O NOSSO INSTINTO DE MÃE É TUDOOOO!!!

ESTOU AMANDO SER MÃE!!!!

•๋●Mami Keka ●•๋ disse...

E tbem amo quando vem aqui amiga!!!!!

•๋●Mami Keka ●•๋ disse...

Incrivel como melhora com o tempo né?

•๋●Mami Keka ●•๋ disse...

Não amiga, chorinho faz mal sim, eu fico com o coração apertado que nem você se não consigo atendê-lo logo tadinho!

•๋●Mami Keka ●•๋ disse...

Nossa amiga, é mesmo uma delícia né? Seu filhote é lindooo! E vc vai ver como fica mais gostoso com o passar dos dias, qquer coisa corre aqui tá?

Mari, Miguel e Carol disse...

Oi amigaaaa...
Saudade de vc!!
O Arthur esta uma coisa gostosa de mordeerrrr! Lindo, lindo!
Adorei o Post, porém não consigo deixar as crianças chorando não...
Agora é facil, é so olhar meio "torto" e pronto!
Rs...

Boa Sorte ai!

•๋●Mami Keka ●•๋ disse...

Hahaha agora é mais fácil né amiga? Não vejo a hora dele crescer para usar a camisetinha q vc deu amiga!

Postar um comentário

Olá, deixe sempre seu e-mail para que eu possa te responder!