Home Facebook Relato de Parto O Blog Na Mídia Loja Selinhos

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Semana da amamentação

Começou em 02/08/2010 e vai até sábdo a SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO (SMAM). Graças a Deus eu consigo amamentar meu filho mas muitas mães não conseguem e precisam de doação.

Doação de leite materno

Escrito para o BabyCenter Brasil

-

O leite doado vai para o banco de leite, onde sofre um processo de pasteurização e é destinado a bebês prematuros ou que estejam internados em centros de tratamento intensivo neonatal.

Como o leite é destinado a prematuros ou pacientes de UTIs neonatais, há um controle rígido da saúde da doadora. Os principais requisitos para doar são:
• Apresentar exames do pré ou do pós-natal comprovando estar bem de saúde.
• Não fumar mais que dez cigarros ao dia.
• Não tomar medicamentos incompatíveis com a amamentação.
• Não usar álcool ou drogas ilícitas.

Embora em alguns bancos de leite haja o uso de bombinhas elétricas, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda que a ordenha seja manual, para que haja menos chance de contaminação. A coleta pode ser feita no próprio banco de leite ou em casa -- dependendo do caso, alguém buscará o leite uma vez por semana. São necessários alguns cuidados especiais durante a ordenha, como:

• Usar lenço ou touca de banho nos cabelos na hora da coleta
• Usar máscara ou uma fralda de pano no rosto
• Evitar conversar durante a ordenha
• Lavar as mãos e o antebraços com água e sabão, até os cotovelos; manter as unhas curtas e limpas
• Desprezar os primeiros jatos de leite (cerca de 1 ml)
• Usar recipiente esterilizado, de boca larga, para recolher o leite
• Guardar o leite coletado imediatamente no congelador
• Não encher demais o recipiente


Para saber onde doar consulte a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano:

http://www.redeblh.icict.fiocruz.br/producao/portal_blh/enderecos.php?lista_blh=sim&lista_posto=sim

http://amamentacao.com/a_artigos.asp?id=x&id_artigo=391&id_subcategoria=4

-

Fico feliz em poder amamentar meu filho e não precisar ainda de nenhum complemento. Não tenho leite de sobra mas posso alimentar meu filho e ele cresce única e exclusivamente graças a mim, isso não tem preço que pague. Mas não posso deixar de ser solidária às mães que não conseguem amamentar, por isso quis divulgar esta campanha. Abaixo eu trago um link com dicas para uma amamentação bem sucedida, espero que gostem!

-


http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/jpg/ad_medicos_20_2x26visualizar.jpg




Confesso que estou tentando ligar em um dos Hospitais para me informar pois gostaria de doar mas não estou conseguindo, se conseguir eu conto pra vocês! Gostaria de contribuir com a campanha mas teria que ser próximo de casa, talvez eu vá lá em um dos Hospitais perto de casa no fim de semana para me informar.
Comentários
6 Comentários

6 Comentários:

Lele disse...

Ah que lindo post!

Eu amo amamentar e vou fazer isso até quando o meu bebe quiser!!!
É muito bom para nós e para eles.
Só não consigo doar porque não sobra e estou fazendo a reserva para quando voltar às aulas! Mas vamos em frente ne? uma coisa de cada vez!

beijao
Le

•๋●Mami Keka ●•๋ disse...

Você viu que fofo amiga? Acho um charme esse body que vc nos deu!

jacqueline disse...

Ahh amiga acho lindo amamentção, nem preciso dizer o quanto fiquei frustrada quando o Bryan não pegou mais o seio né!!
mas o que aconteceu foi o seguinte.Nos primeiros dias no hospital não tinha uma enfermeira viva..rs pra me ensinar a pega correta, com isso deixava o Bryan mamar do jeito que eu achava correto. COmo ele não abria muito a boquinha, pegava quase que só o mamilo, o que contribui para formação de rachadura...Lá mesmo dei complemento, pois não saia nada, nem aguinha e ele perdeu muito peso qaundo saiu do hospital!!
Depois de 3 noites sem dormir, descansei algumas horinhas e meu leite desceu muito, litros...rsrs
AI quando fui colocar ele pra mamar, aquela tormenta novamente, ele não conseguia pegar o bico, pois meu seio estava duro feito pedra e dificultava a boquinha dele pegar tudo!! Nisso a ferida foi ficando pior, a ponto de sangrar abrir uma ferida mesmo, e eu fui obrigada a tirar com bombinha.Mas sabe que não é a mesma coisa que a boquinha do bebe estimulando né. Então cada vez mais vinha menos leite, e cada vez mais eu dava mais complemento, e foi assim até 1 mes ai sarou tudo, mas ele não se saciava só com o leite do peito e eu tinha que complementar a maioria das mamadas. SOma-se a isso meu baby blues fortissimo, não conseguia beber água, não dormia direito, e pronto, cada vez mais eu tinha menos leite!!
COm 2 meses e pouco tomei um remédio pra descer e consegui amamentar quase que esclusivo por dois dias, depois a quantidade foi diminuindo, até o Bryan largar mesmo o peito!! Ele não pega de jeito maneira, o bico da mamadeira, da chupeta, confundiu as coisas pra ele e ele nunca mais quis saber do peito!!
Eu chorei muito obviamente e ainda hoje sofro, mas bola pra frente e na proxima gravidez esse vai ser o primeito item da minha lista pra estudar...rs
Bjocas

Mrs_Dalloway disse...

Adorei o post!!!!!
Ultimamente, tudo que diz respeito à amamentação me interessa...
E essa doação para quem tem excesso de leite é um ato lindo!!!!

Beijos

•๋●Mami Keka ●•๋ disse...

Ai amiga, vc sabe o quanto fico triste em saber que não conseguiu amamentar né? Pra mim o que resolveu foi justamente uma boa orientação das enfermeiras no Hospital e usar o bico de silicone. Se o leite não vem o médico receitou Plasil, nunca usei, bebo muito liquido e espero conseguir continuar, afinal ainda tô no começo né amiga, as coisas podem mudar!

•๋●Mami Keka ●•๋ disse...

Tbem acho amiga!

Postar um comentário

Olá, deixe sempre seu e-mail para que eu possa te responder!