Home Facebook Relato de Parto O Blog Na Mídia Loja Selinhos

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Como brincar?

Fiz uma pesquisa na internet sobre os brinquedos mais adequados para cada fase do bebê e vejam o que encontrei. Procurei muito sobre este assunto pois estava em dúvida de como estimular o Arthur na fase em que está e fiquei contente com o que encontrei pela net!


Estimule os Bebês com Brinquedos Para Bebês (0-6 meses)


Enquanto os recém-nascidos ainda não desenvolveram o foco visual ou o controle muscular, eles já estão percebendo os seus novos mundos. Brinquedos para bebês que têm cores brilhantes e fazem barulho são excelentes para bebês novos. Já que eles ficam na horizontal a maior parte do tempo e ainda não aprenderam a se mover, conjuntos de atividades que permanecem no chão ou se prendem a berços, assentos de carro e carrinhos são bons brinquedos para esse estágio.




  • Brinquedos de berço e acessórios: Brinquedos de berço coloridos e resistentes ajudam a manter o bebê contente. Eles podem fazer barulho, com partes móveis ou companheiros de pelúcia para fazer companhia ao bebê. Formas brilhantes em um móbile acima do berço podem fascinar e acalmar um bebê nervoso; ainda mais se tocar música.
  • Chocalhos e mordedores: Quando os dentes do seu bebê estão nascendo, um anel mastigável ou chocalho pode ajudar. Coloque chocalhos e mordedores na geladeira quando não estiverem em uso. Quando o seu bebê precisar, o frescor poderá aliviar algumas gengivas doloridas.
  • Brinquedos sensórios para bebês: Brinquedos de desenvolvimento (brinquedos equipados para ajudarem os bebês a adquirirem habilidades relativas à idade) nesta idade dão aos bebês coisas para espremer que façam barulho e que se movam. Brinquedos com chocalhos dentro ou algo que faça chiados podem ajudar os bebês a aprenderem que as suas ações fazem as coisas acontecerem.
  • Atividades, áreas para brincar: Pendure uma barra de atividade sobre o berço ou assento de carro do seu bebê, ou arme um centro de atividades ou um tapete para brincadeiras no chão. Eles dão aos bebês muitas opções para arfar, morder, explorar ou somente olhar ao redor. Conjuntos de atividades vêm em uma grande variedade de formas e tamanhos. Procure aqueles com sons e cores brilhantes que são especificamente feitos para bebês.
  • Livros de bebês macios: Nunca é muito cedo para começar a ler para o seu bebê. Livros macios estabelecem bons hábitos de leitura na família. Tecido resistente ou páginas de papelão também oferecem maior durabilidade à medida que o bebê "descobre" um bom livro.


Sempre verifique as informações do fabricante para saber se o brinquedo é ou não apropriado para a idade do seu bebê.

Exercite as Novas Habilidades do Bebê (6-12 meses)


Nesse estágio da vida, o seu bebê aprende coisas incríveis: mover-se sozinho, exercer controle sobre objetos, identificar coisas para brincar, e muito mais. Brinquedos de desenvolvimento podem envolver partes móveis e soluções de quebra-cabeças fundamentais. Os brinquedos para bebês que você oferece nesse estágio devem ser interativos e duráveis-eles serão muito castigados.


  • Mesas de atividades: Botões coloridos, interruptores grandes e brilhantes, espelhos inquebráveis e talvez uma ou duas coisas que façam barulho estão embutidos nas mesas e painéis de atividade. Alguns são projetados para ajudar a sustentar os bebês que estão andando há pouco tempo, segurando-os retos enquanto os mantêm interessados no que as suas mãos podem fazer.
  • Animais de pelúcia: Nessa idade, os bebês começarão a adquirir os seus brinquedos favoritos, e poucos são mais do agrado do que o urso, cachorro ou bebê de boneca de pelúcia que o seu bebê aprende a se identificar com calor e conforto.
  • Bolas: Bebês que engatinham começam a rolar e lançar bolas com muita alegria. À medida que crescem, o tipo de bola que preferem pode mudar, mas de agora em diante as suas crianças terão a tendência de gostar delas, da infância até a liga de esportes nas escolas.
  • Blocos: A destreza irá melhorar gradualmente em relação aos blocos. Os bebês mais novos podem começar a empilhar dois ou três blocos e depois se deliciar em derrubá-los. Aos dois anos, eles estarão empilhando-os mais alto, e na pré-escola, blocos de encaixe irão mantê-los entretidos por horas.
  • Brinquedos com rodas para bebês: À medida que o seu bebê aprende a engatinhar e andar, um brinquedo de empurrar pode dar incentivo e mantê-lo equilibrado. Bebês que engatinham também gostam de começar a empurrar caminhões e trens de madeira pelo chão.
  • Brinquedos para areia: Encher e despejar baldes se torna uma atividade favorita para a hora de brincar nessa idade. Compre uma caixa de areia para o seu quintal ou quarto de brincar. (Se for ao ar livre, tenha certeza de que tem uma tampa.) Depois coloque brinquedos para areia e um bebê feliz.
  • Livros: À medida que eles chegam perto dos seus primeiros aniversários, os bebês irão gostar de virar as páginas sozinhos. Livros de papelão são excelentes para deixá-los aprender os movimentos da forma correta. Eles também irão gostar de livros pop-up e aqueles com elementos interativos, como botões que tocam sons e abas que se abrem.



Escolha Brinquedos Para Bebês Para a Criança Pequena Ativa (1-2 anos)


Crianças pequenas têm uma formidável combinação de energia e mobilidade. Elas podem se manter entretidas por períodos de tempo mais longos, e os melhores brinquedos de desenvolvimento irão deixá-las exercitarem a sua nova destreza e uma maior compreensão de como as suas ações afetam o mundo ao redor delas.


  • Brinquedos de atividades: Brinquedos de atividades com painéis que se abrem, interruptores que se viram e botões que podem ser apertados fornecem diversão ilimitada.
  • Brinquedos para banheiras: De bonecos para banho a peixes que nadam e ao clássico patinho de borracha, você pode encontrar todos os tipos de brinquedos para banheiras no MercadoLivre para manter o seu filho alegremente entretido.
  • Creions e papel: É hora do seu pequeno Picasso fazer algumas obras-primas! Creions, canetas, pinturas a dedo, livros para colorir laváveis e papel farão com que o seu bebê explore a sua criatividade e garantirão que a limpeza não será um problema para você.
  • Brinquedos ao ar livre: À medida que a destreza aumenta, a sua criança pequena irá começar a desfrutar conjuntos para brincar ao ar livre com pequenos escorregadores, brinquedos de escalada e balanços para bebês (o tipo que se prende na cintura e entre as pernas). O seu aprendiz de motorista provavelmente irá gostar de brincar em carros e trens para crianças que permitem que ele ande ao redor da casa ou do quintal.
  • Ferramentas e cozinhas de brinquedo: Nesta fase de desenvolvimento "viu, quer fazer igua", é um dos maiores modos de operação do seu filho. Depois de observar a mãe e o pai na cozinha e na garagem, as crianças querem brincar com ferramentas de brinquedo, conjuntos de cozinha de brinquedo, telefones de brinquedo e similares.
  • Quebra-cabeças: À medida que o seu segundo aniversário se aproxima, um bebê se diverte resolvendo quebra-cabeças simples. Observar uma peça caber e ouvir você elogiá-lo encoraja o aprendizado.
  • Livros: Com uma acuidade visual recentemente desenvolvida, os livros para crianças que o seu filho gosta podem se tornar mais "parecidos com um livro", com mais desenhos e palavras. Elas também irão se sentar quietas por períodos mais longos à medida que sedimentam as habilidades de linguagem.
    Da mesma forma que com os bebês, assegure-se de verificar com o fabricante do brinquedo para se certificar de que ele é apropriado para a sua criança pequena.

Ensine com Brinquedos Educativos (2-4 anos)


À medida que os seus filhos crescem, os brinquedos de que eles irão gostar vão desde suprimentos de arte a andar em carros e até blocos de empilhar. Crianças de dois anos aprendem a ter maior independência à medida que começam a falar frases, aprendem a se vestir e começam a usar o penico. Crianças de três e quarto anos de idade amam brincadeiras imaginativas e estão preparadas para transformar um brinquedo de escalada em um foguete espacial.


  • Brinquedos ao ar livre: Bolas para jogar, pular, pegar e rolar são sempre populares entre as crianças, tanto dentro quanto fora de casa. Quando o seu filho andar com equilíbrio, você pode começar a introduzir bolas Whiffle, aros de basquetebol em miniatura, bóias, e outros equipamentos esportivos apropriados à idade.
  • Jogos e quebra-cabeças: Jogos simples como Candyland, Chutes and Ladders, e Memória sustentarão o desenvolvimento cerebral da sua criança pequena.
  • Versões para crianças de coisas de adultos: As crianças ainda gostam de martelos e furadeiras em tamanhos para crianças; fogões e pratos; e carros e barcos. Brincar em uma casinha de brinquedo com suporte em plástico durável faz com que a imaginação delas floresça. Não se esqueça de instrumentos musicais: um tambor de brinquedo ou um apito que irão encantar a sua criança pequena. Fantasias também são divertidas nessa idade, intensificando a brincadeira na terra do faz-de-conta.
  • Livros: À medida que as crianças começam a falar mais fluentemente, elas podem entender estórias mais complicadas e até mesmo morais. Você encontrará os livros para crianças mais recentes, incluindo clássicos como Dr. Seuss, Where the Wild Things Are, e Goodnight Moon.
  • Brinquedos para Bebês Grandes blocos de madeira, conjuntos LEGO, e outros blocos de encaixar podem desafiar o seu filho a explorar novas possibilidades, ou somente desfrutar do prazer de construir e destruir em uma escala gerenciável.


A segurança em primeiro lugar! Verifique as informações de uso seguro do fabricante para qualquer brinquedo para crianças de 2 a 4 anos de idade.


Fonte: ML


E aqui você vai encontrar links bem legais! Vale a pena visitá-los!







Comentários
8 Comentários

8 Comentários:

Carlinha disse...

Ótimo post Keka!!! Eu estava louca pra saber que tipos de brinquedos comprar pro meu baby!

Beijos!

Maria Thereza disse...

wow!
ADOREI o post!
Estava mesmo precisando, afinal, a Lara está quase nascendo e arrumando o guarda-roupa dela, percebi uma coisa: ela não tem brinquedos! hehehehe

Claro que tem bicho de pelúcia e boneca, mas nenhum brinquedinho, móbile, ou coisas do tipo!

Gostei muito! Brigadaaa! =D
Beijoo!

•๋●Mami Keka ●•๋ disse...

Obrigada Carlinha!

•๋●Mami Keka ●•๋ disse...

Mas no começo nem se preocupe porque eles nem percebem que a gente existe no primeiro mês kk Na verdade não passamos de uma maquininha de comida, Drive thru mesmo kkk Mas móbile é bem legal de ter! Quero comprar um tapetinho de atividades que tbem é legal, vamos ver se a grana dá! E sua bb chega quando?

Mitia disse...

Sua sapeca! vc ta se superando nos posts hein amiga? Enormes e SUPER UTEIS, amei!!!!!!!!!!
beijocas

Juliana disse...

Engraçado como tudo q procuro encontro aqui!!! Muito obrigada pelas dicas. Beijos

•๋●Mami Keka ●•๋ disse...

Hehehe e tô com a corda toda hein amiga, igual a vc que ama postar kkk

•๋●Mami Keka ●•๋ disse...

Hehe, que bom!!!!! Fico feliz em ajudar, às vezses posto pra eu ter sempre às mão e fico contente quando posso ajudar mais alguém com as minhas pesquisas!

Postar um comentário

Olá, deixe sempre seu e-mail para que eu possa te responder!