Home Facebook Relato de Parto O Blog Na Mídia Loja Selinhos

sexta-feira, 30 de julho de 2010

1º Mês

Garimpando na internet encontrei uma matéria muito legal sobre o desenvolvimento do Bebê no primeiro mês e quis compartilhar com vocês. Agora que a parte mais difícil passou vamos saber o que vem pela frente? O texto original é de Selma Buff.

Peso: o peso médio ao nascer está em torno de 3 Kg. Nos primeiros dias de vida pode haver uma perda de até 10% de peso do nascimento, que se recupera até o 10º dia de vida. Existe um cálculo simplificado para você saber se o seu bebê está com ganho adequado de peso:

- 1º trimestre de vida: o bebê ganha em torno de 25 a 30 gramas/dia, o que corresponde a aproximadamente 900 g/mês. Considerando a última pesagem que foi com 1 mês e 1 semana, Arthur ganhou cerca de 50 gramas/dia!
-2º trimestre: 20 g/dia ou aproximadamente 600g/mês.
-3º trimestre: 15 g/dia ou aproximadamente 450 g/mês.
-4º trimestre: 10 g/dia ou aproximadamente 300 g/mês.

Estatura: a média de altura ao nascimento é de 50 cm. No 1º semestre o bebê cresce cerca de 15 cm, e no 2º semestre cresce em torno de 10 cm. Ou seja, com 1 aninho esperamos que o bebê tenha aproximadamente 75 cm. Entre 1 e 3 anos a criança cresce em média 10 cm/ano. Até o momento ele cresceu 3cm – ontagem com 1 mês e 1 semana.

Gostaria de ressaltar apenas que bebês não são compêndios de matemática e existem diferenças no crescimento e desenvolvimento de acordo com o tipo constitucional familiar. Os cálculos acima norteiam, porém não são estanques e em caso de dúvida converse com seu pediatra.

Desenvolvimento visual - no recém nascido, os movimentos dos olhos são desordenados e, podem ocorrer momentos de estrabismo até o 6º mês de vida. Outra curiosidade que a maioria dos pais tem é em relação à cor dos olhos, que se define em torno do 6º mês de vida.

Para estimular o desenvolvimento - colocar móbiles grandes, coloridos e de fácil higienização no berço. Converse carinhosamente com o bebê, acalente-o com canções e músicas suaves e calmas.

Em relação ao desenvolvimento global de seu filho, é muito importante fazer um acompanhamento médico preventivo (puericultura) mensal.

 Veja alguns cuidados importantes que seu bebê precisa:

-Alimentação - aleitamento materno exclusivo. Consulte seu médico na impossibilidade absoluta de amamentar.  Estamos com aleitamento materno exclusivo, sem problemas, ele mama por cerca de 10, 15 minutos e tem tido ganho peso normalmente.

-Vacinação - BCG (contra a tuberculose) e hepatite B OK Tomou as vacinas e não teve reações!

-Vitaminas - vitamina A e D em gotas, que deverá ser prescrita a partir do 15º dia de vida pelo pediatra, e deverá ser administrada até pelo menos 1 ano de vida. Ad-til 2 gts ao dia.

-Cuidados ambientais preventivos- quarto arejado, proibir a circulação de animais no ambiente em que o bebê estiver; evitar bichinhos de pelúcia e tapetes/carpetes felpudos, pois, por mais que sejam limpos e higienizados, podem desencadear quadros de alergia respiratória. Por enquanto os cachorros não tem contato direto com ele, conheceram-o mas não ficam próximos pois se sujam com facilidade e eu não tenho tempo de me dedicar a eles como eud everia, minha atenção está voltada ao Arthur. E outra, quanto menos lugares eu tiver para limpar, melhor!

-Doenças mais comuns - dermatites de calor e dermatites de fraldas. Ele teve as benditas brotoejas de calor mas estão sumindo sozinhas.

Selma Buff é pediatra, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria. Atualmente é assessora técnica do Programa de Saúde da Família (PSF), da Secretaria de Saúde do Município de São Paulo, de onde também foi diretora técnica/administrativa de unidades básicas de saúde e do ambulatório de especialidades.


O Primeiro Ano: Mês 01


Levantando a cabeça: Os músculos do pescoço do neném estão ficando cada vez mais fortes e já no primei
ro mês de vida ele consegue segurar a cabeça por alguns segundos. Ele também pode levantar um pouco a cabeça quando estiver deitado de bruços e até poderá virar a cabeça de um lado para o outro.
Explorando seu corpo: Ao nascer, o seu neném não fazia a menor idéia de que esses braços e pernas pertenciam à ele. Agora tudo está mudando e ele está percebendo e explorando as partes de seu corpinho. Primeiro, ele vai descobrir as mãos e os pés.

Olha quem está falando: O seu neném de um mês de idade pode "conversar" agora. É muito bonito de ver como o bebê desde tão cedo fica "falando" alguma coisa em seu cantinho. Converse com ele também. Alguns bebês começam também a rir e a dar gargalhadas. Mesmo se você estiver ocupada com alguma tarefa de casa, ele vai apreciar se ainda puder ouvir a sua voz. Mesmo que o neném podia reconhecer sua mãe desde os primeiros dias, ao final do primeiro mês de vida, ele também poderá demonstrar isso.
Mais da metade dos bebês dessa idade podem demonstrar que reconhecem seus pais. Eles agem diferente com a mãe ou o pai do que com estranhos. Alguns podem até sorrir ao ver seus pais.

 Ouvindo e gostando de música: Enquanto o seu bebê estiver acordado, você pode usar esse tempo também para estimular o seu sentido para músicas. Você pode cantar para ele ou colocar músicas infantis ou suaves para ele que não é exigente e gostará de quase qualquer música que tocar. Ele também estará prestando atenção à ruídos como do vento ou do tic-tac de um relógio. Ele está descobrindo o mundo e à cada novidade é um impacto diferente. Inevitavelmente, você o verá reagindo melhor a alguns sons do que à outros, é normal, ele está desenvolvendo seus sentidos e aos poucos vai construindo também, suas preferências.

Seguindo objetos com seus olhos: Assim que o neném aprender a focalizar com ambos os olhos, ele vai também conseguir seguir um objeto em movimento. Você pode estimular essa nova habilidade da seguinte forma: chegue seu rosto perto do dele e faça contato olho-no-olho, aos poucos vá movendo sua cabeça para um lado e deixe ele seguir, mova devagar novamente para o outro lado. Quando ele já estiver bom nesse exercício, faça o mesmo com um objeto, de preferência, colorido. Faça o exercício de um lado ao outro e depois tente também mover em quatro direções, como um cruz. Seguir um objeto de cima para baixo é mais difícil e ele provavelmente alcançará essa habilidade por volta do terceiro mês de vida.

O meu bebê está desenvolvendo normalmente? Lembre-se, cada bebê é único e tem o seu próprio rítmo de desenvolvimento. Essas são apenas informações generalizadas e, se o seu bebê ainda não desenvolveu tais habilidades, ele vai desenvolver em breve. Se o seu filho nasceu prematuro, ele precisará de um pouco mais de tempo antes de alcançar as mesmas habilidades que uma criança com a mesma idade cronológica. É por isso que crianças nascidas prematuramente recebem de seus pediatras duas idades - uma cronologica( calculada em sua data de nascimento) e uma idade de ajustamento (calculada na data em que ele deveria nascer).

Por enquanto o segredo é só curtir seu crescimento e descobrir junto com ele este mundo novo que nos cerca! Estou cada diz mais feliz com seus progressos e, principalmente, com minha nova vida: a vida de mãe!


Comentários
14 Comentários

14 Comentários:

Lele disse...

Que delicia ne?
É muito bom ver o desenvolvimento e ter a certeza de que está tudo certinho!
você é uma maezona!!!

bjao
Le

Aline e Júlia disse...

Keka, ao abrir o blog quase da pra sentir o cheirinho de bebe!!! AFE que delicia.
arthur esta lindo amiga parabéns, estes primeiros meses devem ser bem aproveitados pq voam, e depois só fica a saudade! achei ele a tua cara na foto de vcs de olhos fechados lindos! curta ai seu garotão e babe muito pq ser mãe é mesmo delicioso! PARABENS pelas informações que estão no blogue ajudam mto né!
super bjus pra vcs !

•๋●Mami Keka ●•๋ disse...

Ah amiga eu tento né? Ser mãe acho que é isso mesmo: amar incondicionalmente e ir tentando, uma hora a gente acerta né já que bebês não veem com manual de instruções!

•๋●Mami Keka ●•๋ disse...

Hehehe dá é? Ah amiga eu faço o blog com muito carinho mesmo, tenho certeza de que ele vai achar muito legal quando crescer né? Vc achou ele parecido comigo? Eu tbem acho mas o Rick cisma em dizer que parece com ele aí num digo nada kkk Tem vezes que acho que ele se parece comigo, outras vezes acho que parece com o Rick, vamos ver ne´?

Patty Silveira disse...

amigaaaaa,

O blog estah com cara nova!!! Adoreiiii!!
Sabe que seeempre venho aqui neh? Adooooro saber o dia-a-dia do Arthur, qdo eu tiver um amiguinho(a) dele, vou pesquisar por aqui, acho os post super bem explicadinhos e detalhados!!! Mto vom ver como ele cresceu e se desenvolveu no seu primeiro mes neh amiga?!!

Beijosssss

•๋●Mami Keka ●•๋ disse...

Viu só? Ah queria mudar a carinha dele e o nome tbem, aí mudei tudo mas vc me conhece né, logo mudo de novo kkk

•๋●Mami Keka ●•๋ disse...

TESTETESTETESTE

KEKA disse...

TESTETESTETESTE

jacqueline disse...

amiga adorei o novo layotu, primeiramente!!
Tu abala hein..rsrs
em segundo lugar amei a matéria!!!
E foi bom ver que Bryan esta se desenvolvendo dentro do esperado, e que o avançadinho as vezes faz coisa de bebes mais velhos...rs
è tao bom ver essa evolução!!
E amei saber que no sexto mes de vida se define a cor dos olhos, aqui estamos ansiosos pra saber se continuará azul ou ficara verde igual do meu pai!!
Minha aapostaé que ficará verde, mas meu marido , nem posso falar isso perto dele, ele logo fala que vai ficar é azul...rsrs
Bjinhus
Arthur tá uma fofura, muito lindo, e de calça jeans, eu num guento...kkkkkkkk

Edivania disse...

Oi Keka querida, fico feliz em saber que estão bem e o Arthur está crescendo saudável e super bem cuidado, não resta dúvida da mãezona que és.
Obrigada pelo carinho de sempre lá no meu cantinho.

Beijo Grande

Mrs_Dalloway disse...

Que fofo!! ele está crescendo bastante heim!!!! E eu achando que precisava deixar o bb mamar por 40 minutos... Cada bb é uma criança totalmente diferente com história própria, não é mesmo?

Adorei a cara nova do blog!!!! ;)

beijos

•๋●Mami Keka ●•๋ disse...

Cada bebê é diferente né amiga e vc como esta?

•๋●Mami Keka ●•๋ disse...

Hahaha será que a gente acerta na cor dos olhos?

•๋●Mami Keka ●•๋ disse...

Obrigada vc amiga!

Postar um comentário

Olá, deixe sempre seu e-mail para que eu possa te responder!