Home Facebook Relato de Parto O Blog Na Mídia Loja Selinhos

domingo, 29 de agosto de 2010

Passeio

Sábado passado fizemos um passeio muito gostoso. Fomos encontrar algumas amigas do Scrapbook Digital que conheci pela internet. Algumas eu já conhecia pessoalmente mas fui conhecer outras que ainda não conhecia. Temos uma turma muito legal pelo Twitter, Orkut e Comunidades de Scrapbook. Nos denominamos como as “Scrapperloucas” porque sim, todas somos doidinhas de marré-dê-ci !

A princípio nosso ponto de encontro era na Pinacoteca de SP, mas a lanchonete estava em manutenção então fomos á uma Galeria de Pães com um self-service completo de Pães, Bolos e tudo mais que engorda kkk. Comi à beça!

As fotos foram tiradas Paola Péia, uma amiga gostozeeeenha que tive a oportunidade de conhecer pessoalmente e ela tem um blog muito legal sobre Fábulas chamado “Fábulas e Estrepulias”, clique no selinho e visite! Vale a pena favoritar e visitar sempre!

É um Blog lotadaço de dicas supimpas para os nossos pequenos e para facilitar a vida das mamães e seus filhinhos! Visite e confira os inúmeros posts interessantes que tem por lá!
  
Arthur chegou dormindo e assim permaneceu boa parte do dia, exceto quando acordava para mamar e espalhava seus sorrisinhos a todas. Lelê Sordili levou o Tato que tem 4 meses, ele é um fofo gente, dá vontade de apertar, morder, levar pra casa hahaha.

O Dia foi fantástico, super agradável! rever as meninas e conhecer pessoalmente a Péia e a Ivana que eu ainda não conhecia foi o máximo! Rimos muito e nos divertimos muito também! Foi um dia muito legal! Arthur se comportou super bem, sinal de que já podemos fazer passeios pois ele não tems e irritado muito – aliás, ele anda numa fase em que adora dormir quando tem alguém diferente por perto! Prefiro esta fase à aquela em que ele só chorava!


Scrapbook Digital

O dia foi ótimo e por isso quis dividir aqui com vocês, muitas mamães que me acompanham não conhecem o Scrapbook Digital. Eu mesma conheci através do Google a alguns anos atrás e desde então não largo nunca! A internet e o Scrapbook me proporcionaram muitas amizades virtuais que viraram reais e que dou um valor imenso afinal: “Nada acontece por acaso”! Se você quiser conhecer um pouco do Scrapbook visite meu Blog pessoal, me pergunte, mande e-mail ou digite “Scrapbook Digital” no titio Google que certamente ele vai te mostrar o que é!

São os álbuns de memórias criados de maneira digital, feitos através de programas de computação gráfica como Photoshop, Paint Shop Pro, PhotoPaint e muitos outros, podendo ser impressos e/ou armazenados em CDs/DVDs. Existem milhares de kits digitais no mercado internacional, os quais já vêm completos com os backgrounds (papéis) e muitos elementos.

Falando em Scrapbook, hoje ganhei mais umpresente de uma amiga, a Lu Martins! Um LO (lê-se Layout) com uma das fotos que mais amo e com um texto (Journaling) lindo! Ela sempre me surpreende com um presente destes a hora em que menos espero! No meu Álbum do Orkut tem uma série de presentes que ganhei das minhas amigas "#Scrapperloucas!”

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Como brincar?

Fiz uma pesquisa na internet sobre os brinquedos mais adequados para cada fase do bebê e vejam o que encontrei. Procurei muito sobre este assunto pois estava em dúvida de como estimular o Arthur na fase em que está e fiquei contente com o que encontrei pela net!


Estimule os Bebês com Brinquedos Para Bebês (0-6 meses)


Enquanto os recém-nascidos ainda não desenvolveram o foco visual ou o controle muscular, eles já estão percebendo os seus novos mundos. Brinquedos para bebês que têm cores brilhantes e fazem barulho são excelentes para bebês novos. Já que eles ficam na horizontal a maior parte do tempo e ainda não aprenderam a se mover, conjuntos de atividades que permanecem no chão ou se prendem a berços, assentos de carro e carrinhos são bons brinquedos para esse estágio.




  • Brinquedos de berço e acessórios: Brinquedos de berço coloridos e resistentes ajudam a manter o bebê contente. Eles podem fazer barulho, com partes móveis ou companheiros de pelúcia para fazer companhia ao bebê. Formas brilhantes em um móbile acima do berço podem fascinar e acalmar um bebê nervoso; ainda mais se tocar música.
  • Chocalhos e mordedores: Quando os dentes do seu bebê estão nascendo, um anel mastigável ou chocalho pode ajudar. Coloque chocalhos e mordedores na geladeira quando não estiverem em uso. Quando o seu bebê precisar, o frescor poderá aliviar algumas gengivas doloridas.
  • Brinquedos sensórios para bebês: Brinquedos de desenvolvimento (brinquedos equipados para ajudarem os bebês a adquirirem habilidades relativas à idade) nesta idade dão aos bebês coisas para espremer que façam barulho e que se movam. Brinquedos com chocalhos dentro ou algo que faça chiados podem ajudar os bebês a aprenderem que as suas ações fazem as coisas acontecerem.
  • Atividades, áreas para brincar: Pendure uma barra de atividade sobre o berço ou assento de carro do seu bebê, ou arme um centro de atividades ou um tapete para brincadeiras no chão. Eles dão aos bebês muitas opções para arfar, morder, explorar ou somente olhar ao redor. Conjuntos de atividades vêm em uma grande variedade de formas e tamanhos. Procure aqueles com sons e cores brilhantes que são especificamente feitos para bebês.
  • Livros de bebês macios: Nunca é muito cedo para começar a ler para o seu bebê. Livros macios estabelecem bons hábitos de leitura na família. Tecido resistente ou páginas de papelão também oferecem maior durabilidade à medida que o bebê "descobre" um bom livro.


Sempre verifique as informações do fabricante para saber se o brinquedo é ou não apropriado para a idade do seu bebê.

Exercite as Novas Habilidades do Bebê (6-12 meses)


Nesse estágio da vida, o seu bebê aprende coisas incríveis: mover-se sozinho, exercer controle sobre objetos, identificar coisas para brincar, e muito mais. Brinquedos de desenvolvimento podem envolver partes móveis e soluções de quebra-cabeças fundamentais. Os brinquedos para bebês que você oferece nesse estágio devem ser interativos e duráveis-eles serão muito castigados.


  • Mesas de atividades: Botões coloridos, interruptores grandes e brilhantes, espelhos inquebráveis e talvez uma ou duas coisas que façam barulho estão embutidos nas mesas e painéis de atividade. Alguns são projetados para ajudar a sustentar os bebês que estão andando há pouco tempo, segurando-os retos enquanto os mantêm interessados no que as suas mãos podem fazer.
  • Animais de pelúcia: Nessa idade, os bebês começarão a adquirir os seus brinquedos favoritos, e poucos são mais do agrado do que o urso, cachorro ou bebê de boneca de pelúcia que o seu bebê aprende a se identificar com calor e conforto.
  • Bolas: Bebês que engatinham começam a rolar e lançar bolas com muita alegria. À medida que crescem, o tipo de bola que preferem pode mudar, mas de agora em diante as suas crianças terão a tendência de gostar delas, da infância até a liga de esportes nas escolas.
  • Blocos: A destreza irá melhorar gradualmente em relação aos blocos. Os bebês mais novos podem começar a empilhar dois ou três blocos e depois se deliciar em derrubá-los. Aos dois anos, eles estarão empilhando-os mais alto, e na pré-escola, blocos de encaixe irão mantê-los entretidos por horas.
  • Brinquedos com rodas para bebês: À medida que o seu bebê aprende a engatinhar e andar, um brinquedo de empurrar pode dar incentivo e mantê-lo equilibrado. Bebês que engatinham também gostam de começar a empurrar caminhões e trens de madeira pelo chão.
  • Brinquedos para areia: Encher e despejar baldes se torna uma atividade favorita para a hora de brincar nessa idade. Compre uma caixa de areia para o seu quintal ou quarto de brincar. (Se for ao ar livre, tenha certeza de que tem uma tampa.) Depois coloque brinquedos para areia e um bebê feliz.
  • Livros: À medida que eles chegam perto dos seus primeiros aniversários, os bebês irão gostar de virar as páginas sozinhos. Livros de papelão são excelentes para deixá-los aprender os movimentos da forma correta. Eles também irão gostar de livros pop-up e aqueles com elementos interativos, como botões que tocam sons e abas que se abrem.



Escolha Brinquedos Para Bebês Para a Criança Pequena Ativa (1-2 anos)


Crianças pequenas têm uma formidável combinação de energia e mobilidade. Elas podem se manter entretidas por períodos de tempo mais longos, e os melhores brinquedos de desenvolvimento irão deixá-las exercitarem a sua nova destreza e uma maior compreensão de como as suas ações afetam o mundo ao redor delas.


  • Brinquedos de atividades: Brinquedos de atividades com painéis que se abrem, interruptores que se viram e botões que podem ser apertados fornecem diversão ilimitada.
  • Brinquedos para banheiras: De bonecos para banho a peixes que nadam e ao clássico patinho de borracha, você pode encontrar todos os tipos de brinquedos para banheiras no MercadoLivre para manter o seu filho alegremente entretido.
  • Creions e papel: É hora do seu pequeno Picasso fazer algumas obras-primas! Creions, canetas, pinturas a dedo, livros para colorir laváveis e papel farão com que o seu bebê explore a sua criatividade e garantirão que a limpeza não será um problema para você.
  • Brinquedos ao ar livre: À medida que a destreza aumenta, a sua criança pequena irá começar a desfrutar conjuntos para brincar ao ar livre com pequenos escorregadores, brinquedos de escalada e balanços para bebês (o tipo que se prende na cintura e entre as pernas). O seu aprendiz de motorista provavelmente irá gostar de brincar em carros e trens para crianças que permitem que ele ande ao redor da casa ou do quintal.
  • Ferramentas e cozinhas de brinquedo: Nesta fase de desenvolvimento "viu, quer fazer igua", é um dos maiores modos de operação do seu filho. Depois de observar a mãe e o pai na cozinha e na garagem, as crianças querem brincar com ferramentas de brinquedo, conjuntos de cozinha de brinquedo, telefones de brinquedo e similares.
  • Quebra-cabeças: À medida que o seu segundo aniversário se aproxima, um bebê se diverte resolvendo quebra-cabeças simples. Observar uma peça caber e ouvir você elogiá-lo encoraja o aprendizado.
  • Livros: Com uma acuidade visual recentemente desenvolvida, os livros para crianças que o seu filho gosta podem se tornar mais "parecidos com um livro", com mais desenhos e palavras. Elas também irão se sentar quietas por períodos mais longos à medida que sedimentam as habilidades de linguagem.
    Da mesma forma que com os bebês, assegure-se de verificar com o fabricante do brinquedo para se certificar de que ele é apropriado para a sua criança pequena.

Ensine com Brinquedos Educativos (2-4 anos)


À medida que os seus filhos crescem, os brinquedos de que eles irão gostar vão desde suprimentos de arte a andar em carros e até blocos de empilhar. Crianças de dois anos aprendem a ter maior independência à medida que começam a falar frases, aprendem a se vestir e começam a usar o penico. Crianças de três e quarto anos de idade amam brincadeiras imaginativas e estão preparadas para transformar um brinquedo de escalada em um foguete espacial.


  • Brinquedos ao ar livre: Bolas para jogar, pular, pegar e rolar são sempre populares entre as crianças, tanto dentro quanto fora de casa. Quando o seu filho andar com equilíbrio, você pode começar a introduzir bolas Whiffle, aros de basquetebol em miniatura, bóias, e outros equipamentos esportivos apropriados à idade.
  • Jogos e quebra-cabeças: Jogos simples como Candyland, Chutes and Ladders, e Memória sustentarão o desenvolvimento cerebral da sua criança pequena.
  • Versões para crianças de coisas de adultos: As crianças ainda gostam de martelos e furadeiras em tamanhos para crianças; fogões e pratos; e carros e barcos. Brincar em uma casinha de brinquedo com suporte em plástico durável faz com que a imaginação delas floresça. Não se esqueça de instrumentos musicais: um tambor de brinquedo ou um apito que irão encantar a sua criança pequena. Fantasias também são divertidas nessa idade, intensificando a brincadeira na terra do faz-de-conta.
  • Livros: À medida que as crianças começam a falar mais fluentemente, elas podem entender estórias mais complicadas e até mesmo morais. Você encontrará os livros para crianças mais recentes, incluindo clássicos como Dr. Seuss, Where the Wild Things Are, e Goodnight Moon.
  • Brinquedos para Bebês Grandes blocos de madeira, conjuntos LEGO, e outros blocos de encaixar podem desafiar o seu filho a explorar novas possibilidades, ou somente desfrutar do prazer de construir e destruir em uma escala gerenciável.


A segurança em primeiro lugar! Verifique as informações de uso seguro do fabricante para qualquer brinquedo para crianças de 2 a 4 anos de idade.


Fonte: ML


E aqui você vai encontrar links bem legais! Vale a pena visitá-los!







terça-feira, 24 de agosto de 2010

Boletim de Noticias!

Olá meninas tudo bem? Nossa estou tão feliz com um montão de comentários que tenho recebido nos posts! Logo respondo a todos! Hoje vim contar as novidades pois tivemos consulta com a pediatra ontem!

Arthur ganhou 910 gramas no último mês e mamando somente no peito. Ele mama durante 10 minutos cravados ou menos e em média a cada 2hs30 ou 3hs, isso prova que realmente os bebês RN só tem capacidade de sugar efetivamente no máximo até 15 minutos.

Este mês testei isso e a prova é o tanto que ele engordou! Arthur saiu do Hospital com 2,400 kg e hoje está com 4,990 kg com 2 meses, está crescendo e ganhando peso dentro dos padrões. Nasceu com 49cm e hoje está com 54cm. Compridão e magro mas dentro dos padrões, como disse a pediatra: “é quase um saquinho de Tio João!”!

Não dá mais trabalho quando saímos, fomos convidados para almoçar fora neste fim de semana e ele só queria olhar o movimento! Ele ri pra todo mundo e fala “Agú” o tempo todo, é uma fofura mesmo! Faz até careta de bravo hehe, morro de rir!!!!

Papai já quis mostrar o que é bom e no supermercado já levou o menino para apreciar as garrafas de Whisky, posso com isso? Todo mundo achou um charme porque ele estava de tênis e body do ACDC! Papai fica todo orgulhoso! E olhem a compenetração do menino? Na verdade ele estava olhando para as lâmpadas mesmo kkk Arthur adora uma lâmpada acesa! Tô perdida quando ele crescer né?

Queria fazer algumas pequenas considerações. Rick melhorou da gripe e voltou a dormir no quarto, fiquei com receio de manter a cama compartilhada à noite pois Arthur está aprendendo a se virar e enfia o rotinho na coberta, tenho medo de se sufocar. Mesmo que eu fique alerta estou começando a sonhar, sinal de que estou dormindo mais relaxada, então desde ontem Arthur voltou para seu berço sem problemas. Claro que levantei muitas vezes para vê-lo mas por causa da vacina.

Nunca tive medo que ele dormisse sozinho e no escuro. De manhã, depis que o Rick saiu para trabalhar aí sim coloquei o Arthur na cama, assim tem mais espaço e eu estou com menos sono, consigo monitorá-lo melhor. Gostaria de ter uma cama maior! Não me importo se ele ficar mal acostumado, gosto deste contato e vou continuar mas de noite ele ficará no berço dele.  Arthur continua dormindo com facilidade, sem muita manha. Vez ou outra preciso fazê-lo dormir mas acho que isso é da personalidade dele mesmo.

Tem mamado a cada 2h e meia, às vezes a cada 2hs mas eu amo! Só amamento no seio e nada mais, nenhum complemento e vamos manter até os 6 meses. A pediatra me disse que não espera antecipar nada, vamos amamentar o máximo de tempo que der. Tudo ao seu devido tempo, de preferência vou tentar amamentar até os 6 meses porque volto a trabalhar depois de 7 meses do nascimento dele.

Ah, também não tenho precisado usar os bicos de silicone! Uso somente as conchas de amamentação durante o dia em casa porque não dá para sair de casa parecendo a Madonna! E uso também a pomada Lansinoh de vez em quando. Mas não sinto dores, não rachou nem nada. Ainda bem porque morria de medo! Sem contar que agora sem usar os bicos de silicone ficou bem mais fácil amamentar em qualquer local.

Também não é necessário tirar leite segundo a pediatra, somente se eu precisar sair e outra pessoa precisar amamentá-lo, é bom evitar o uso da mamdeira para ele não desmamar antes do tempo. Quanto a chupeta ela disse que é melhor a chupeta do que as mãos porque ultimamente ele tem colocado as duas mãos na boca aí tiro-as e dou a chupeta mas assim que ele adormece eu a tiro. Na maioria das vezes ele mesmo tira a chupeta assim que dorme. Melhor né?

Levei o pequeno Reizinho para tomar as vacinas ontem:

- Tríplice, DPT (Difteria-Coqueluche-Tétano)
- Hib (Hemophilus influenzae tipo B)
- Hepatite B
- Anti-pólio (injetável ou oral).

Não preciso citar que ele gritou e chorou muito e eu também né? Só que a reação só apareceu 3horas depois da vacinação. Acordou gritando e chorando de dor. Fiz compressas de água corrente filtrada com gaze e tive que dar medicamento para febre, teve 38,2 graus, após muito choro e 1 hora depois da medicação ele dormiu e a febre cedeu. Ficou chatinho, irritadinho e chorão, claro! Depois teve febre novamente às 2hs da manhã. Dormi das 22hs às 2hs da manhã, depois acordei o tempo todo pois ele chorava muito, queria colo e ao dormir ia pro berço. Cheguei a dormir na poltrona de amamentação só velando o soninho dele. A madrugada foi dura.

Hoje ele acordou choramingando, precisando de muito colinho e atenção. Dorme por períodos curtos e a mamãe aqui nem dormiu ainda. Eu tinha a opção de dar a vacina Hexa que é uma vacina dada de uma vez só no quarto mês, ela não dá reação e é uma picada só, susbtitui as vacinas do segundo e quarto mês só que custa R$ 200,00 e de uma vez só não dpa para a gente, se ao menos parcelassem eu faria. Vou procurar o convênio do lavoisier que parcela as vacinas em 10x sem juros no cartão porque deu dpo de ver meu filhinho sofrendo por conta das vacinas! Segundo a Wikipedia dá reação… Veja aqui.

Além disso, a hérnia umbilical dele tem diminuído, talvez não precise de cirurgia! E estou tomando um medicamento fraquinho só para diminuir a ansiedade e a irritabilidade receitada pela minha G.O., foi o que me salvou, agora consigo cumprir com todas as tarefas de mãe que são puxadas e ficar tranquilinha, assim o Arthur tem ficado mais calminho também pois não transmito irritação a ele, então está tudo muito bom, tudo bom demais!!!!

Queria pedir orações para a bisa do Arthur que está na UTI, a avó Cida! Ela é avó do Rick e nós moramos com ela logo que ficamos juntos, depois viemos para nossa casa mas moramos juntos por 4 anos.

Seja o que o Papai do Céu desejar e que ela não sofra tanto pois está inconsciente e terá que fazer hemodiálise pois os rins não estão funcionando bem. Vó Cida, desejamos que isso tudo passe e que o que tiver que acontecer que seja o melhor para todos nós!

No mais, estamos bem! Deixa eu correr no quarto porque meu pequenino está dodói hoje e precisa muito da minha atenção!

Nota: Sobre a rotina EASY já não sigo mais tão à risca, faço as coisas na rotina do Arthur, do jeito que eu e ele nos adaptamos. Nada de extremos, tudo respeitando o ritmo dele. Se quer dormir mais ele dorme, se quer brincar mais ele brinca, se quer mamar em menores intervalos ele mama. Só temos uma rotininha básica e ele mesmo faz os horários dele. Troquei o banho das 19h30 para mais tarde, lá pelas 22hs, ele tem dormido bem melhor e por mais tempo embora não me incomode dar de mamar de madrugada. É in crível como depois de um tempo tudo entre nos eixos de forma natural e sem precisar de qualquer técnica milagrosa mas digo uma coisa: ter lido todos os livros que li foram fundamentais para nortear minha rotina, agora uso o bom senso e a intuição, nada melhor do que isso para fazer a coisa certa não é mesmo?

Nota - Visitantes: 2.750 – 10:37 – 23/08/2010

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Cama Compartilhada

Encontrei este artigo na internet e gostaria de compartilhar alguns trechos com vocês. Confesso que mudei de idéia em relação ao assunto e que agora sinto-me menos culpada por colocar meu filho na cama conosco. Não tem nada de errado nisso, muito pelo contrário, veja. Quero falar deste assunto e dividir minhas impressões com vocês. Depois que o Arthur começou a dormir em nossa cama à noite tudo melhorou, para nós três nós só tivemos benefícios com esta prática e certamente vamos continuar. Não estou defendendo nada, só quero mostrar o que eu acho disso e porque optei por esta prática.

Este artigo foi retirado do Capítulo 4 do livro de Aletha Solter, "The Aware Baby (revised edition)" - "O Bebê Atento” (edição revisada). Copyright © 2001 by Aletha Solter. (Direitos Autorais de Aletha Solter)


http://www.blogdodino.com.br/wp-content/uploads/2010/07/cama_familiar.jpg


Quando e como a prática natural de dormir com as crianças se perdeu na Cultura Ocidental?
(…) Durante o século 20, as crianças das sociedades tecnológicas foram mais separadas de suas mães do que em qualquer época anterior na história da nossa espécie. Mais e mais nascimentos aconteceram em hospitais, e os berçários nos hospitais foram inventados para proteger as crianças de infecções. Desde o início, esperava-se que os bebês dormissem sozinhos, longe de suas mães. 

O declínio da amamentação, promovido pela empresas produtoras de leites substitutos, mais tarde contribuiu para agravar esta separação entre mães e bebês. Durante a amamentação, as mães normalmente produzem hormônios (como a oxitocina e a prolactina), que ajudam a criar um forte desejo de ficar perto dos seus bebês.

(…)Os bebês têm fortes necessidades de conexão que pesquisadores científicos estão apenas começando a entender. A necessidade de contato físico, tanto de dia como de noite, é uma necessidade vital e legítima durante os primeiros anos. Anna Freud, a filha de Sigmund Freud, reconheceu isso quando escreveu: "É uma necessidade primitiva da criança ter contato íntimo e aquecedor com o corpo de outra pessoa enquanto pega no sono.... A necessidade biológica do bebê pela presença constante dos cuidados de um adulto é desconsiderada em nossa cultura ocidental, e as crianças são expostas a muitas horas de solidão devido ao conceito equivocado de que é saudável para o jovem dormir ... sozinho."

Alguns especialistas em educação infantil defendem que os bebês nunca vão querer sair uma vez que tenham sido levados para a cama dos pais. Isto pode ser verdade durante os primeiros anos quando as crianças precisam de intimidade e segurança. Porém, não precisamos forçar as crianças a ficarem independentes. Isto ocorre naturalmente quando a criança supera suas necessidades de bebê.

(…)Dormir com seu bebê pode exigir tempo de adaptação, mas com um pouco de insistência, dividir a cama pode se tornar um prazer para todos. Entretanto, se isso não funcionar bem para você, então pelo menos você pode proporcionar a intimidade física a seu bebê até que ele adormeça, e pode atendê-lo prontamente quando ele acordar durante a noite.


Aviso Importante:
Foram reportados casos de sufocamento infantil ao dormir na mesma cama com os pais, a U.S. Consumer Product Safety Commission (Comissão Americana de Consumidores de Produtos Seguros) não recomenda que se divida a cama com um bebê. O perigo de se rolar por sobre o bebê é maior durante os 3 primeiros meses, e o perigo do bebê ficar preso em alguma fenda é maior entre 3 e 7 meses. Porém, existem muitas mortes reportadas de bebês dormindo sozinhos nos berços. 

Então onde quer que seu bebê durma, é importante que você tome precauções de segurança. Se você dorme com o seu bebê, as seguintes dicas de segurança ao compartilhar a cama devem ser observadas:



Dicas de Segurança para Compartilhar a Cama
As seguintes dicas de segurança se aplicam a qualquer pessoa que compartilhe a cama com um bebê (não apenas a mãe).

  • Não use nenhum tipo de droga que possa afetar seu sono (álcool, tranqüilizantes, antidepressivos, drogas ilegais, etc.)
  • Nunca fume no quarto onde um bebê dorme.
  • Use um colchão firme. Não durma com seu bebê em um colchão macio ou colchão d'água, puff, ou sofá.
  • Tome precauções para que seu bebê não caia da cama.
  • Evite fendas entre a sua cama e a parede. Tenha certeza de que há um encaixe perfeito entre o colchão e a parede e a cabeceira, e use protetores acolchoados, como no berço.
  • Nunca coloque o bebê em um travesseiro.
  • Sempre coloque seu bebê para dormir de costas.
  • Não use edredons.
  • Não coloque na cama nenhum bichinho de pelúcia (ou de verdade!).
  • Não durma com seu bebê se você está obeso.
  • Prenda o seu cabelo se ele for muito longo.
  • Não deixe seu bebê compartilhar a cama com outra criança.
  • Não coloque seu bebê próximo a cortinas com cordões pendurados.
  • Nunca deixe seu bebê sozinho em uma cama de adulto. 

    Este texto pode ser lido, original em inglês, 
Traducao: Andreia Mortensen


Sobre este artigo o que mais gostei foram todas estas citações históricas, dormir com os pais é algo muito antigo e qual é o problema de fazermos isso hoje em dia? Por experiência própria, Arthur está com quase 2 meses. Algumas vezes dormiu na cama conosco e não nos dá trabalho. Agora mesmo ele está lá quietinho no berço dele. Tem dias que ele quer proximidade, calor, carinho e porque não dar isso a ele? Porque sermos pais frios que querem ensinar independência a um bebê de poucos dias de vida?

O fato do bebê estar por perto auxilia muito na hora de amamentar, não preciso acordá-lo ou mantê-lo desperto para isso, hoje em dia amamento deitada mesmo e acabamos dormindo logo depois por estarmos relaxados. Claro que tomamos todas as precauções em relação a segurança!

Uma criança cujas necessidades são atendidas está mais apta a crescer com uma independência saudável. Existe também toda uma gama de outros benefícios em se compartilhar o dormitório.


Quando a criança está no útero, ela está fisicamente conectada à mãe pelo cordão umbilical. O líquido aminiótico e as fortes paredes do útero promovem estimulação tátil. A criança sente a conexão física. Quando o bebê nasce, enquanto ainda fica muito tempo sendo carregado, a média dos bebês americanos também passa um tempo significativo separados de seus pais. O bebê dorme em uma cama sozinho à noite ou durante os cochilos diurnos, assim como fica algum tempo no balanço, bebê-conforto, moisés e outros aparelhos projetados para segurá-lo de modo que não tenha que ser carregado no colo. Isso é fonte de frustração e ansiedade para o bebê, que estava acostumado a sentir constantemente a conexão física com sua mãe. Colocá-lo em uma cama sozinho, em outro quarto, longe dos sons e sinais familiares, e longe do contato físico de que ele precisa pode produzir muito medo no bebê. Como ele ainda não teve a experiência ou o desenvolvimento cognitivo para lidar com estas situações, ele precisa da presença de outra pessoa para mediar os efeitos destas experiências emocionais. Muitos ditos "especialistas" hoje em dia clamam que você coloque seu bebê em sua própria cama e o "deixe chorar". Isso só cria uma atmosfera de medo e frustração para a criança, que não entende porque você se recusa a cuidar dela. Um sentimento muito básico de desconfiança começa a se desenvolver.


As crianças que levam horas durante a noite sem serem tocadas também estão perdendo o estímulo fisiológico vital de que precisam para funcionar apropriadamente.

 Blogs onde li sobre o assunto:

Aqui você vai encontrar um artigo exclente sobre o assunto. E para concluir, acho que cada um é cada um. Para mim tem funcionado. Colocamos o colchão neonatal que vem no carrinho para que ele durma de forma segura. Gente, pelo menos pra mim, nunca mais tive um sono pesado a ponto de não ouvir meu bebê a metros de distância, que dirá ao lado na cama, nunca esbarrei nele dormindo, nem eu, nem meu marido. Não vejo razão para tanto alarde em relação a cama compartilhada. Alguém me mostra uma pesquisa que mostre que realmente a quantidade de mortes em bebês em cama compartilhada é significativa? Sempre falam mas nunca mostram, onde está a fonte destas pesquisas? Onde foi publicado? Para mim funciona e muito bem obrigada!

E você, o que pensa sobre este assunto? É contra ou a favor? O que pensa sobre o assunto? Vamos trocar idéias?

terça-feira, 17 de agosto de 2010

2 meses!

Enfim, chegamos a 2 meses de vida! Muita coisa aconteceu até agora mas confesso que as coisas tem sido bem mais fáceis até então.

Tudo está correndo super bem, Arthur aprendeu a rir e agora ri de tudo, basta mexer com ele. Se delicia olhando pro móbile e dá uns gritinhos lindos! Interage muito conosco e cada sorriso me faz derramar lágrimas de felicidade! Descobriu as mãozinhas e agora não as tira mais da boca!

Já conseguimos passear e ele não fica tão agitado, acho que se acostumou. Já fomos ao Shopping 2x e ele se comportou super bem! Continuamos com a amamentação exclusiva, vitamina Aditil e a rotina EASY mas ele ainda não dorme a noite toda, nem se eu amamentar às 17hs, 19hs, 21hs e 23hs. Ele sempre acorda de madrugada para mamar mais. Sempre mama em 10 minutos, nestes dias andei fazendo com que ele mamasse mais tempo e o resultado foi que ele regurgitou o que mamou a mais, ou seja, fica satisfeito depois de 10 minutos! Não importa se aumento a quantidade de tempo ele mama com eficiência somente nos primeiros 10 minutos, depois fica chupetando, então não o deixo se solta o peito depois de 10 minutos. Tenho percebido que peso ele tem ganhado! Uma hora ele aprende a dormir a noite toda!


Esta semana mandei os cachorros para o banho e tosa e eles ficaram perto do Arthur numa boa, sem ciúmes, aliás, viraram cães de guarda do menino, ele não pode chorar que os cachorros choram junto rs! Esta foto é com o Bidu porque a Nicky é tão espevitada que não consegui tirar nenhuma foto dela com o Arthur! Quando amamento o Bidu sobe na almofada e fica ao lado do Arthur acreditam? É hilário!

Também aproveitei para testar o famoso Canguru para passear com o Arthur, foi ótimo! Achei até mais confortável do que o Sling, parece que nem sinto o peso do Arthur da mesma forma que sinto com o Sling. Sei lá mas com o Sling sempre tenho a sensação de que estou esmagando o Arthur, pretendo só usá-lo de novo quando o Arthur já estiver mais durinho, por enquanto vou usando o Canguru. Acho que não tem problema não né meninas? Antigamente usavam tanto né? pelo menos minha mãe usou muito e nunca tivemos problemas na coluna ou pernas por causa dele! E o Arthur amou!!!
     
Resumo 2 meses:
- Sorri com facilidade;
- Ri para nós;
- Interage conosco;
- Encontrou as mãozinhas;
- Descobriu o poder do grito e quando chora é pra valer!
- De vez em quando mama em intervalos menores (2hs);
- Não dorme a noite inteira ainda;
- Estamos usando roupas M e algumas de 3M, fraldas Pampers P;
- Não uso mais colônia com medo de ter alergias;
- Não gosta muito da chupeta, difícil aceitá-la, prefere as mãos!
- Não tem tido mais cólicas! Amém!
- Continua dormindo com facilidade, na maioria das vezes sozinho!
- Continuamos com a cama familiar à noite, não temos aquecedor, gostamos de tê-lo conosco e o nosso quarto é mais quente, sem contar que é ótimo para eu amamentar deitada no meio da madrugada!!!

Por enquanto é isso!!! Semana que vem temos consulta com o pediatra! Tô doida pra saber quanto ele cresceu!

Parabéns a Nat pelo nascimento da Nina e a Mrs_Dalloway pelo nascimento do João Pedro!!!!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Tudoaomesmotempoagora

Olá pessoas como estão? Vamos atualizar algumas coisas? Aqui está tudo bem, Arthur finalmente encontrou um padrão no sono e dorme com mais facilidade. Somos adeptos da Cama Familiar, em algum outro post eu falarei mais disso ok? De dia ele dorme no bercinho e adora, às vezes troco-o pro carrinho ou cadeirinha. Tira sonecas de 30 minutos e de noite dorme bem. Ainda mama 1x de madrugada mas não me atrapalha. Estamos na rotina de 3 em 3hs:

Mas não é assim nenhum milagre! Seguimos somente a ordem do EASY mas às vezes ele mama em intervalos menores, às vezes ele dorme menos tempo mas na maioria das vezes nossa rotina gira em torno de 2hs e meia a 3hs para o início de cada atividade.

Ele tem rido bastante, é uma delícia, agora ele sorri quando eu falo com ele, ah me derreto! Compramos um mobile bem bonitinho e ele dá uns gritinhos muito fofos pros ursinhos!



 O sono dele tem um padrão mais ou menos normal, com excessão que agora ele dorme por menos tempo mas também brinca mais sozinho, já não precisa que eu fique o tempo inteiro monitorando-o. Falando nisso preciso comprar uma babá eletrônica. Moro num “apertamento” mas se estou na cozinha ou na lavanderia eu não o escuto e fico com o coração na mãe, sabe como é mãe né?

Quero falar sobre o banho, acho legal falar sobre o nosso ritual e dar umas dicas também. Preparo o banho um pouco antes dele acordar e deixo tudo preparado blá blá blá, voc~es já sabem que devem deixar tudo pronto né? Roupa, fralda, pomada, cremes e etc… Bom, coloco o frasco de shampoo na água para que o liquido fique quente e não assuste-o no banho. Lavo primeiro o rostinho dele com algodão antes de colocá-lo na água, levo-o enrolado na fralda e lavo o rostinho antes, depois coloco-o na banheira. Optei pelo sabonete em barra da Natura, cabe certinho na banheira, é super cheiroso e prático!

Após o banho ele costuma fazer escândalo, então comecei a colocar uma fralda no peito para enxugá-lo e resolveu, assim não passa frio, sem contar que dou corda no móbile e ele se distrai!
  
Coloco a fralda nele, passo a pomada de assaduras – gosto da Hipoglós, pomada de assadura é bom ficar na pele ao invés de sair fácil no banho – bom, aí começo a fazer massagem com óleo Jhonson´s Hora do Sono e Creme Hidratante da Natura ou Jhonson´s, uso um ou outro tá? Depois de tudo, seco a orelhinha com cotonete, passo perfuminho na roupa e penteio o pouco cabelo que ele tem há há! 

E depois olha o que acontece? Ele nana fácil fácil! Quer dizer, tem dias que preciso pegá-lo e fazê-lo dormir né. Tem dias que tenho que balançar no colo e às vezes passear pela casa, mas nem sempre, normalmente ele dorme sozinho e isso só aconteceu com o tempo, não foi nenhum milagre, ele começou a fazer assim. De noite ele dorme na nossa cama e é super prático e não tem problema nenhum viu pessoal? Depois apresento pra vocês os estudos que fiz para vocês entenderem ok? Por favor não critiquem antes de eu fazer um post só sobre isso! 

Ah, ele não tem tido muitas cólicas não! Amém!!!! Continuo tomando leite, comendo couve, chocolate e feijão, pra mim nada disso deu cólicas nele, bem que o pediatra falou que a dieta somos nós que fazemos!

O Dia dos Pais foi uma delícia! Rick todo bobão, passamos na casa do meu sogro com direito à minha cunhada trocando fralda! vejm o charme das roupinhas que comprei pra ele na Renner, super Rock n´Roll! E olha a cara de sapeca desse menino? Pode? 

Ufa! Acho que é só! Tudo isso num post só!!!! E aqui uma foto linda minha com o meu gatão que já tem apelido! Nada de Tutu! Eu o chamo de Tutti = Tutti Bello!!! Todo lindo!!!!! Viram que fofo usando pijama? Desse tamanho e já faz charme! Amo demais esse menino mais rico da minha vida!!! E dá pra resistir? 

Bicos de silicone

E uma nota sobre a amamentação: continuamos com a amamentação no peito exclusiva, uso ainda o bico de silicone, comprei um da Nuk e odiei! Uso ainda o do Hospital, é da marca AMAMENTE® e é ótimo, é anatômico e o bebê pega bem fácil, é bom até para quem não quer rachaduras viu? Eu indico e vou comprar mais 1 desta marca porque só tenho um. No hospital me ensinaram a lavar na água corrente com sabão normal (qualquer um) ou deixar em algum recipiente com água. Mas eu fervo quando estou em casa. Para sair eu uso o potinho da chupeta dele para guardar, assim levo para todo lugar e fica em local longe de bactérias, coloco envolto em gaze e pronto!


Intermediário de Silicone - AMAMENTE® é um protetor 100% de silicone especial para ser colocado na mama protegendo o mamilo fissurado e rachado. AMAMENTE® é inodoro e foi especialmente desenvolvido para adaptar-se aos contornos naturais da mama. É super macio, confortável e de fácil utilização. - Película extrafina com maior sensibilidade - Formato mais anatômico: adere melhor à mama. Dimensões aproximadas da embalagem:12 x 2,5 x 9 cm (A x L x C) Fornecedor: Semina

Modo de Usar
• Limpe bem os mamilos antes de colocá-lo;
• Posicione o produto na frente da mama com a aba para frente, conforme fig. A;



• Com o mamilo posicionado na cavidade anatômica, retorne a aba para traz em direção à mama, 
conforme fig. B; 
• No ato da amamentação, segure a borda com o dedo indicador e o dedo médio, conforme fig. C.


ATENÇÃO: 
antes de amamentar lave e ferva o AMAMENTE® por 5 min. Deixe esfriar na própria água para utilizá-lo.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

1 mês e 3 semanas…

Olá pessoas! Sei que bastante gente me visita mas não deixa recadinho, o contador aí no menu ao lado entrega todo mundo haha!!!! Ah gente… gosto tanto de carinho, que tal deixar um recado quando vier aqui ler o que eu escrevo? Não custa nada, senão eu acho que ninguém lê e que ninguém gosta e cancelo o blog haha Magina!!!!

Ah, hoje quero fazer um balanço da minha vida. Incrível como tudo mudou em tão pouco tempo. Na verdade, desde que fiz o exame de gravidez a minha vida mudou completamente. Há exatamente 1 mês e 3 semanas eu me tornei a mulher mais feliz do mundo, eu mudei, agora sou Mãe. Nossa, e como a gente muda não é? Hoje eu entendo dos mais variados tipos de fraldas, algodões, pomadinhas e etc. Consigo ficar 24 horas falando sobre o assunto, passo muito tempo pesquisando preços de coisas de nenê, ah, e não compro mais coisas pra mim com tanta frequência!

Não sei mais comprar roupas pra mim, agora entendo de bodys, mijões e macacões. Entendo de tecidos, temperatura, padrão de sono e rotina EASY. Leio muito mais do que já li em toda a minha vida. Mudei de nome, agora não sou mais Erika (sem acento mesmo, lê-se Êrika), agora sou “Mãe do Arthur”. Nossa… sou mãe! Caraca, nem percebi o quanto cresci neste tempo! Agora entendo minha mãe… PQP nunca pensei que fosse dizer isso… mas ela tinha rãzão sobre um monte de coisas e aquele negócio de que “você só vai me entender o dia que tiver um filho” caraca… é a mais pura verdade!!!!

Neste 1 mês e 3 semanas não ligo de acordar cedo e de dormir pouco. Não ligo de ter que amamentar em meio ao frio. Não ligo de estar disponível 24hs por dia. Não me importo de não dar atenção a outras coisas fúteis, de não me preocupar se a louça está lavada.
Só quero saber de atender a todo choro, de acalentá-lo em meus braços, de lhe dar amor, afeto, carinho e tudo, tudo o que eu puder dar de melhor e ensinar de melhor! Só me preocupo se você está aquecido, alimentado, feliz e confortável.

Há 1 mês e 3 semanas tive o encontro mais emocionante da minha vida, um encontro que foi regado a mais pura emoção e ao mais puro sentimento. Naquele momento nós nos ligamos em alma e em corpo, pra sempre. Não há palavras para descever tamanho amor cabe no coração de uma Mãe. Não existe nada que consiga descrever o milagre da vida. O encontro de mãe e filho é algo sagrado e digo isso mesmo que seja em situações de mães adotivas, ser Mãe é uma dádiva, um presente de Deus, tendo você gerado ou não seu filho. Ser Mãe é algo como ser canonisado. Me senti assim, tocada por Deus no exato momento em que me encontrei com o grande amor da minha vida: o Arthur.

E durante todo esse tempo eu me perguntava, e ainda me pergunto, se eu seria capaz de ser uma boa Mãe pro meu filho, uma mãe a altura dele. Essa insegurança acho que vai estar comigo durante toda a vida. Hoje vejo que minha mãe foi o melhor que ela poderia ser e que nem sempre, ou na grande maioria das vezes, eu dei o valor devido que ela merecia. Hoje entendo mãe…

Hoje, tenho medo de não conseguir ensinar os valores mais importantes, de fazê-lo entender que ser bom é fundamental mas creio que amando-o como o amo e continuando a fazer as coisas da forma como faço não há como errar. Embora o erro seja comum acho que errar tentando acertar não é bem um erro, é só um engano.
Não há literatura no mundo que nos ensine este ofício, temos o instinto materno, a intuição feminina – seja lá como você quiser chamar nós sabemos exatamente o que fazer e na hora que a necessidade chama nós fazemos o certo!

Hoje, amo mais do que ontem e menos que amanhã. Amo tanto que até dói, amo como se o coração saísse pela boca. Como se minha alma estivesse fora do meu corpo, como se ele fizesse parte de mim, e faz. Amo tanto que deixo escorrer lágrimas dos olhos só de ver um sorriso, um sorriso pra mim.

Hoje me preocupo com a previsão do tempo pra saber se coloco body e mais um macacão, com o relógio pra ter certeza de que você não passou da hora de mamar ou de dormir, com a roupa lavada e passada só pra você se aquecer e se vestir, com a temperatura da água do seu banho só para que fique tudo bem pra você, com a esterilização dos objetos e com a limpeza da casa com o único intuito de não te deixar exposto a doenças. Incrível como a ótica mudou depois que você chegou… nada mais importa pra mim se não for por você…

Algumas palavras até mudaram de sentido. Hoje a palavra “Você” vem antes do “Eu” no meu dicionário e todas elas são substituídas pelo “Nós” no meu novo lema sobre a vida! A palavra família nunca teve tanta força como hoje tem.

Sou sim, imensamente grata por Deus permitir que eu possa construir uma família. Sou imensamente grata por ter sido escolhida para ser Mãe desta criança tão especial em nossas vidas. Deste serzinho tão pequeno que me faz transbordar de tanto amor. Que me ensina a cada dia ser uma pessoa melhor. Que me faz sorrir só por existir. Que foi capaz de transformar a Erika que eu era em Mãe do Arthur.

Obrigada filho por permitir que eu faça parte da sua vida. Obrigada por estar presente em nossas vidas e por me tornar uma outra pessoa, uma pessoa que hoje gosto de ver no espelho e tenho orgulho do que se tornou… simplesmente… a Mãe do Arthur.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O sono


Fiz uma pesquisa na internet a respeito do sono dos bebês e gostaria de compartilhar com vocês já que estou enfrentando problemas em relação a isso e tenho certeza que muitas mães também estão. Que tal trocarmos idéias e aprendermos juntas a corrigir os nossos erros? Já deixei alguns posts agendados então preparem-se porque a atividade no Blog vai ser intensa! O primeiro post da série de posts é sobre o sono. Você sabe qual é o padrão de sono em cada idade? Sabe quanto tempo seu bebê deve dormir?

A primeira coisa que temos que saber é o padrão do sono do bebê em cada fase da vida, veja esta tabela:


Tabela de Sono dos Bebês
Notas do livro “Healthy Sleep Habits, Happy Child”, de Mark Weissbluth, MD

*Fonte: Grupo Soluções para noites sem choro


Recém-nascido: 1 Semana
- Bebê dorme bastante, 15-18 horas/dia
- Geralmente em intervalos de 2-4 horas
- Não há padrão de sono

2 a 4 semanas
- Sem tabela de horários, permita que o bebê durma quando precisa
- Bebê provavelmente não dormirá por periodos longos à noite
- O maior período pode ser de 3-4 horas

5 a 8 semanas
- Bebê está mais interessado em brinquedos e objetos
- O maior período de sono começa a aparecer regularmente nas primeiras hs da noite
- O período mais longo é de 4-6 horas (menos se tem cólicas)
- O bebê "fácil" tem períodos mais regulares
- Ponha-o para dormir aos primeiros sinais de cansaço
- Ponha-o pra dormir: não mais que 2 horas acordado
- Após acordar pela manhã já está pronto para soneca somente 1 hora depois
- O bebê vai se distrair mais facilmente, então precisa de um lugar quieto pra dormir
- Crie uma rotina de atividades que acontecem antes de cada soneca e da hora de dormir à noite
- Sinais de extrema fadiga: irritável, puxa o próprio cabelo, bate na própria orelha

3 a 4 meses
- A necessidade é maior de um lugar calmo e quieto para dormir, pois o bebê se distrai mais facilmente
- Não deixar o bebê acordado por mais de 2 horas (alguns agüentam somente 1 hora)
- 6 semanas de vida é quando o período de sono mais longo deve ser preferencialmente à noite (não de dia)
- O maior período de sono é somente de 4-6 horas
- Comece a colocar o bebê para dormir antes dele começar a ficar irritado ou sonolento

4 a 8 meses
- O sono do bebê se torna mais como o do adulto, com período inicial de não-REM
- A maioria acorda entre 7 da manhã, mas geralmente entre 6-8.
- Se o bebê acordar antes das 6 é bom colocar para dormir após mamar e trocar a fralda
- Não é possível mudar a hora que o bebê acorda de manhã colocando-o para dormir mais tarde
- Comidas sólidas antes de dormir tambem não resultam em acordar mais tarde
- O período acordado de manhã deve ser de cerca de 2 horas para bebê de 4 meses e 3 horas para bebês de 8 meses
- Então a soneca da manhã é por volta das 9 horas para a maioria
- Tenha um período tranqüilo e quieto, parte da rotina de dormir, com duração máxima de 30 minutos. Essa rotina deve começar 30 minutos ANTES do fim do período que o bebê fica acordado
- Um soneca só é restauradora se é de 1 hora ou mais, algumas vezes 40-45 minutos conta, mas 1 hora ou mais é o ideal
- Conte com outra soneca após 2-3 horas acordado
- Evite mini-sonecas no carro ou parque
- Não deixe o bebê tirar uma sonequinha para compensar uma soneca perdida
- Se o bebê tira a soneca quando deveria estar acordado, bagunça a rotina acordado/dormindo
- A Segunda soneca é geralmente entre meio-dia e 2 da tarde (antes das 3)
- Deve durar 1-2 horas
- Uma terceira soneca poderá ou não ocorrer, se ocorrer será entre 3-5 da tarde e geralmente bem rápida
- A terceira soneca desaparece por volta dos 9 meses de idade
- A hora de dormir ideal é entre 6-8 da noite, decida pelo quanto a criança está cansada
- Empregue uma rotina antes da cama com a mesma seqüência de eventos toda noite, assim a criança começará a predizer o que vem a seguir, ou seja, o sono
- A criança poderá acordar de 4-6 horas depois para mamar, algumas estarão com fome mas outras vão dormir direto, depende do indivíduo
- Uma Segunda mamada podera’ ocorrer por volta de 4-5 da madrugada,

9 a 12 meses
- A maioria dos bebês dessa idade realmente precisam de 2 sonecas/dia com duração total de 3 horas de sono
- Por o bebê pra dormir à noite mais cedo permitirá que ele durma até mais tarde de manhã (em alguns casos não )
- Rotina usual: acorda às 6-7 da manha, soneca da manhã 9:00, soneca da tarde 1:00 (antes das 3 pra não atrapalhar com o sono da noite), dormir à noite entre 6-8 pm
- Se o bebê que dormia à noite toda começar a acordar, tente antecipar a hora de dormir gradualmente de 20-20 minutos.

12 a 21 meses (1 ano a 1 ano e 9 meses)
- Muda de 2 sonecas para 1 soneca/dia, total duração de sono 2 horas e meia
- Se a mudança para 1 soneca é difícil, tente por na cama mais cedo, a criança poderá tirar 2 sonecas num dia e 1 no outro até estabilizar

21 a 36 meses (1 e 9 meses a 3 anos)
- Maioria das crianças ainda precisam de uma soneca
- Em média a soneca é de 2 horas mas pode ser entre 1-3 horas
- Maioria das crianças dormem entre 7-9 da noite, acordam entre 6:30-8 da manhã
- Se a soneca não aconteceu, é preciso por na cama mais cedo ainda
- Se a criança não dorme bem durante a noite, não permitir que a criança tire a soneca pode ser problemático, causar extrema fadiga
- Se a criança acorda entre 5-6 da manhã, e está bem descansada, pode-se tentar encorajar mais sono com cortinas escuras
- Ir pra cama mais cedo pode resultar em acordar mais tarde de manhã (sono traz mais sono, na maioria dos casos)

3 a 6 anos
- A maioria ainda vai dormir entre 7-9 da noite, acorda entre 6:30 e 8 da manhã
- Aos 3 anos a maioria das crianças precisam de 1 soneca todos os dias
- Aos 4 anos, cerca de 50% das crianças tiram soneca 5 dias/semana
- Aos 5 anos de idade, cerca de 25% das crianças tiram soneca 4 dias/semana
- Aos 6 anos de idade as sonecas geralmente desaparecem
- Aos 3 e 4 anos a soneca dura 1-3 horas
- Aos 5 e 6 anos a soneca dura entre 1-2 horas

7 a 12 anos
- A maioria das crianças de 12 anos vão dormir entre 7:30 e 10 da noite, na média 9 da noite. A maioria dorme 9-12 horas/noite.
- Muitas crianças de 14-16 anos agora precisam de mais sono que quando eram pré-adolescentes para manter a atividade ótima e serem alertas durante o dia.

Compartilhe suas idéias!

Muitas coisas!!!!

Ontem tive consulta com a G.O. e lá fomos nós de Sling passear! Foi uma delícia! Arthur dormiu o tempo todo, mesmo porque era a hora da soneca mesmo. Algo que eu friso a importância é respeitar a rotina dele, portanto na hora de mamar ele mamou, na hora de trocar eu troquei a fralda e na hora de nanar eu passeei, o sling dá soninho nele mesmo então nada atrapalhou a nossa rotina! 

Não sei dirigir, o que é uma pena já que tenho carro. Pretendo fazer aulas em breve pois é fundamental poder sair sempre que eu precisar e quiser, sem depender de ninguém! Não sei se dá para perceber mas são muitos degraus, quem já veio aqui sabe né amigas? Cada foto é de uma parte do Condomínio, não tem repetição de fotos não, é tudo isso de degraus! Deve ter mais de 100! Nunca contei e nem vou me atrever porque odeio subi-los!
Bom, aproveitei e fiz comprinhas pro Arthur numa loja de bebê que abriu em Santana com precinhos bem bons! Olhem o que eu comprei:

E ainda dei uma passadinha nas Lojas Marisa, aproveitei e fiz umas comprinhas pra mim, comprei uma calça que disse que jamais usaria mas na pressa eu nem pensei, levei e só vi que era Saruel ao chegar em casa hahaha! Não riam da minha foto hein! Tá horrível, eu sei!!!!

Emagreci 7 kg desde o parto, estava pesando 73,300kg e agora estou pesando 66,700kg. A GO me disseo que até 6 meses depois do parto nós temos que emagrecer o que queremos pois depois é mais difícil. Os pontos já sairam, foram absorvidos pelo corpo mas ainda é preciso usar a bucha vegetal para evitar que os pelos encravem (ridículo falar isso! kkkk) – que vergonha! Ah, estou conseguindo usar calça 42, iupi! Logo logo volto ao normal. os órgãos estão se readaptando, sinto algumas dores nos pontos internos mas é normal e uma dormência na região da cirurgia (leva 1 ano para voltar ou talvez nunca mais tenha sensibilidade no local e pode ser que doa em tempos de frio e chuva! – faz parte!). O útero leva 6 meses para reduzir e como estamos com a amamentação exclusiva tudo é uma questão de tempo. Normalmente não ovulamos enquanto amamentamos mas não vamos dar sopa né? Nada de ficar grávida agora senão eu surto kkk

Arthur acorda sempre no mesmo horário, entre 5 e 7 da manhã, mama a cada 3hs e dorme bem de dia. Tem cólicas sempre de manhã, tem dias que são mais fracas, outros não. Sigo o cornograma de Mamar, Trocar + Atividade e Soneca. às 19hs dou outro banho, dou de mamar e papai chega, normalmente eles ficam juntos, brincam e o Arthur até assiste Tv como na foto aí em cima!!! Uma comédia hehe!
Depois coloco-o para dormir, ele dorme sozinho, não precisa de muitos rituais embora diminuamos o ritmo das atividades á noite. Acho fundamental relaxá-lo. O Rick agora me ajuda muito na rotina e conseguimos entrar em sintonia, fazemos os mesmos rituais do mesmo jeito, assim o Arthur não se perde.

Artur chorou bastante e descobrimos que era porque o quarto dele estava muito frio, o colocamos no carrinho e dormiu. Vamos comprar um aquecedor a óleo que não tira a umidade do ar para deixarmos no apartamento e manter tudo quente, assim ele não precisa dormir no carrinho (quase não cabe mais no colchão neonatal!). Por isso que ele estava manhoso estes dias, desde domingo que ele chora no quarto dele, tirei tudo do berço e descobri que mesmo com cobertas ele se sentia frio, não adianta nada enchê-lo de cobertores em um ambiente gelado. Como nosso quarto é mais quente ele acaba querendo ficar lá, lógico né! Bobo ele não é! Agora a tarde dormiu na cadeirinha e quando se encheu deu uma choradinha, foi pro carrinho e tá ali, dormindo feito um anjinho! Chorou depois de uns 20 minutinhos e o coloquei no berço, tá lá até agora hehe! Agora vou acordá-lo para mamar porque já deram as 3hs da última mamada! Aliás, ele mamou às 13:20, tá mais do que na hora de acordar!

Recebi vários comentários bem legais no último post e respondia  todos, não sei se receberam! Bom, quero deixar claro que não dou de mamar para acalmar, às vezes é preciso sim, a amamentação acalma o bebê e não dá para estipularmos horários e intervalos sem respeitar nosso bebê. O princípio fundamental dos métodos da Tracy Hogg são justamente o respeito ao bebê e é isso que faço. Queria deixar claro para não parecer que uso isso sempre porque não uso. ÑÃO FAÇAM ISSO, NÃO USEM A MAMA PARA ACALMAR, O BEBÊ SÓ IRÁ CHUPETAR SE VOCÊ FIZER ISSO!

Outra coisa, temos uma rotina e ela funciona bem mas como todo bebê e como todo ser humano, Arthur tem personalidade e humor, humor que pode mudar assim como o nosso, nem sempre os métodos funcionam e eu faço questão de não seguir á risca porque não pretendo ser nenhuma fanática por métodos milagrosos. Fiz Magistério e sei bem que cada criança possui sua individualidade e personalidade e o que faço é justamente respeitar isso tá gente?

Adoro receber comentários, isso me dá uma resposta em relação ao que posto e é bem legal. Quero saber o que vocês acham e em quanto podemos contribuir umas com as outras, continuem assim, adoro recadinhos! Sou só uma mamãe de primeira viagem vivendo e aprendendo essa nova profissão!

Ufa! Haja post pra um dia só! Beijos e venham sempre! Ah, deixem um recadinho… gosto tanto! Não sei como vocês aguentam tantos posts e nem como conseguem ler tudo! rs

COMENTE TAMBÉM OS OUTROS 2 POSTS QUE DEIXEI PARA O BLOG PUBLICAR HOJE!

Saltos de Desenvolvimento

Indicado por Nani que me deixou comentários riquíssimos! Trago aqui a leitura sobre os Saltos de desenvolvimento dos bebês. Para mim foi fundamental esta leitura, consegui entender uma série de situações que eu não entendia. Resolvi transcrever aqui para vocêss e para eu sempre poder consultar, claro! Fonte: Vores Børn e Babyklar.dk. Traduzido por Cátia Maturana Larsen.

São 7 os saltos de desenvolvimento. Nos dias que precedem cada salto o bebê passa por uma crise, em que fica mais manhoso do que o costume.

1 salto – 5 semanas
Por volta de 5 semanas de idade, o bebê passa por uma série de mudancas, que influenciam tanto os sentidos, como o metabolismo e os orgaos internos.
Como recém nascidos os bebês só conseguem se concentrar e enxergar coisas dentro do limite de 25 centímetros de distância e em tons de cinza. Agora esse limite se expandiu para 30cm e em cores. O bebê passa a se interessar mais pelo ambiente que o rodeia e passa a ficar acordado por mais tempo. Seus sentidos ficam mais sensíveis. Essas mudancas são confusas para o bebê. De repente eles requerem mais atenção e carinho. É também nessa época que os pais reparam que o bebê começa a chorar com lágrimas.
Depois desse primeiro salto o bebê vai poder olhar para as coisas por mais tempo, sorrir pela primeira vez ou com mais frequência do que antes, e ficar mais tempo acordado.
Os pais podem ajudar o bebê dando mais atenção e carinho, cantando e dando tapinhas no bumbum.

Salto 2 – 8 semanas
Com oito semanas de idade o bebê repara na repetição de formas e estruturas no seu mundo. Ele começa a perceber diferenças nos sons, cheiros e sabores. Ele percebe que as mãos e os pés pertencem ao corpo e começa a tentar controlar estes membros. O bebê começa também a experimentar com sua voz. Mas todos essas novas experiências fazem com que o bebê fique mais dengoso/manhoso. O bebê provavelmente passa a procurar mais o peito, sem no entanto querer mamar o tempo todo. Isso pode deixar a mãe preocupada em ter leite suficiente. Mamar é simplesmente a única maneira que o bebê conhece de ser confortado. É também nessa fase que o bebê começa a mostrar um pouco de sua personalidade, já que é agora que os pais começam a reparar quais coisas, cores e sons que o bebê gosta mais.

Depois desse salto o bebê vai poder virar a cabeça na direção de algo interessante, emitir sons conscientemente, descobrir as mãos.

Os pais podem ajudar nessa fase estimulando o bebê nas suas descobertas com brinquedos coloridos e fofinhos que ele possa treinar em segurar. Nessa idade o bebê já pode brincar cerca de 15 minutos sozinho.


Salto 3 – 12 semanas
O bebê descobre mais nuances. Nessa idade o bebê já pode enxergar todo um cômodo da casa. Os pais são o ponto seguro do mundo do bebê e ele se apoia nisso. O bebê pode começar a reagir de maneira diferente fora de casa ou no colo de estranho. Ao mesmo tempo que o bebê tem uma grande curiosidade em reparar o mundo que o rodeia, ele é também muito sensível às novidades e por isso se sente mais confortável e seguro nos bracos dos pais.
Depois do salto o bebê praticamente não vai mais precisar de apoio para manter a cabeça erguida; vai observar e mexer no rosto e cabelo dos pais; vai perceber que pode gritar.
Dicas do que os pais podem fazer nessa fase para ajudar no desenvolvimento:
* Quando o bebê “falar”, imitar o som que ele emite para encorajá-lo a se comunicar.
* Deixar que o bebê sinta diferentes coisas com as mãos, para que ele perceba que as coisas podem ser fofas, duras, quentes, frias, molhadas, etc.
* Mostrar coisas que o interessam para encorajá-lo a tentar alcancá-las com as mãos.
* Erguer o bebê no alto e brincar de aviao.
* Sentar-se inclinado e deixar o bebê “escalar” o seu corpo.
* Sentar o bebê no seus joelhos de frente para você e balançá-lo de um lado para o outro.

Salto 4 – 19 semanas
O bebê começa a entender que ele pode alcancar coisas, sacudí-las e colocá-las na boca. Os sons que o bebê emite se tornam mais nítidos e complexos. Tudo cheira, soa e tem gosto diferente agora. O bebê vai ficar manhoso e precisar de seu porto seguro: os pais.
Depois desse salto o bebê vai poder, quando deitado de barriga pra baixo, virar e e ficar deitade de costas; se arrastar pra frente ou pra trás; passar uma coisa de uma mao para outra; olhar atentamente para imagens num livro; reagir ao ver seu reflexo no espelho; empurrar a mamadeira ou o peito quando estiver satisfeito.
Brinquedos e brincadeiras interessantes para essa fase:
* brinquedos de borracha na banheira;
* rasgar/amassar papel que faz barulho;
* sacudir potes com algo dentro;
* olhar fotos de outros bebês;
* cantar.

Salto 5 – 26 semanas
O bebê já consegue coordenar os movimentos dos bracos e pernas com o resto do corpo. Ele entende agora a distancia entre as coisas. Ele passa a entender que quando a mamãe anda, ela vai pra longe e isso o assusta. Ele fica dengoso. Nessa idade ele começa a entender que as coisas podem ficar dentro, fora, em cima, embaixo, atrás, na frente, etc. e usam isso em suas brincadeiras.
Depois desse salto o bebê vai ficar interessado em, por exemplo, etiquetas na roupa, levantar tapetes para olhar o que tem embaixo, esvaziar armários e estantes, reclamar quando a mãe sai de perto, se apoiar pra ficar de pé.
Brinquedos interessantes para essa fase:
* Blocos de montar;
* Bolas leves;
* Livro de figuras;
* Carrinhos com portas que abrem;
* Brinquedos que fazem barulho.




Salto 6 – 37 semanas
O bebê agora começa a explorar as coisas de uma forma mais metódica. O bebê passa a entender que as coisas pertencem a grupos como, por exemplo, banana e arroz sao comida, e que um cavalo é um cavalo, mesmo que seja ao vivo ou em um livro.
Brincadeiras interessantes para essa fase:
* Portas, gavetas;
* Panelas com tampas;
* Almofadas e cobertas para engatinhar por cima e por baixo;
* Bolas de vários tamanhos;
* Balanco.


Salto 7 – 46 semanas
O bebê, no lugar de separar as coisas, passa agora a juntar as coisas. Percebe que existe ordem nas coisas e atitudes. Que por exemplo, a meia se coloco no pé e os brinquedos nas caixas, etc. Com isso o bebê fica mais consciente sobre suas próprias atitudes.
Depois desse salto o bebê vai poder apontar para algo ou pessoa a pedido seu; querer falar no telefone e enfiar chaves nos buracos de chave; procurar algo que você escondeu; tentar tirar a própria roupa.
Brinquedos e brincadeiras interessantes para essa fase:
* Trenzinho;
* Boneca com mamadeira;
* Tambores, panelas ou algo pra bater;
* Carrinhos, em que o bebê pode sentar em cima e empurrar com as pernas;
* Blocos de montar;
* Imagens de pessoas ou animais.


E aí acharam útil a matéria? Para mim  foi fundamental para descobrir e identificar alguns sinais. Nada como uma boa dose de paciência, carinho, amor e os estímulos certos em cada fase. Assim vamos descobrindo juntos este mundo mágico e totalmente novo.

E vocês? Tem alguma experiência nestas fases? Tem alguma dica?

Saber o que está acontecendo, o que está por vir e o que podemos fazer nestas fases é muito bom, eu estava perdida, achava que só porque ele queria mamar era um salto de desenvolvimento e não é… é algo bem mais simples… basta se atentar aos sinais do seu bebê, ver o que ele aprendeu e o que está descobrindo e então poder estimulá-lo da forma correta e apropriada a cada fase.

E AQUI tem um post que a Nane também me indicou, sobre os temperamentos dos bebês. ainda não descobri que tipo de bebê o Arthur é mas creio que é uma questão de tempo.


Fonte: Adriana Foz, psicopedagoga

0-2: inteligência sensório-motora 
Essa fase é baseada nas sensações e na parte motora. A criança está aprendendo a se movimentar, a conhecer o próprio corpo. Os sentidos estão se aguçando. O aprendizado se dá pelo meio do concreto.



2-7: inteligência pré-operatória 
Nessa fase, a criança está desenvolvendo uma série de funções, pra poder, mais pra frente, executar operações lógicas. Do nascimento até os 7 anos, o período é chamado de janela de oportunidades. Nessa fase, a criança é uma esponja, absorve tudo a que é exposta. As diversas habilidades - as ligadas ao raciocínio lógico, à linguagem, à música, ao corpo, à imagem, à natureza - devem ser incentivadas como um todo, para poderem florescer na próxima etapa.



7 a 12: inteligência operatória 
É a fase em que se realizam operações lógicas, matemáticas. Com base no que aprendeu no período anterior, ela aprende a operar a realidade. Ela armazenou uma série de habilidades que vão permitir que, finalmente, ela aprenda a ler, escrever, fazer contas. Antes disso, ela não está pronta.



12 ao final da adolescência: inteligência abstrata 
Depois de trabalhar no concreto, o indivíduo começa a conseguir fazer abstrações. Ela consegue falar e escrever sobre conceitos como liberdade, egoísmo.